Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

15-07-2019

Arranque da elaboração da Estratégia Regional para o Controlo e Prevenção de Espécies Exóticas e Invasoras


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou que a elaboração da Estratégia Regional para o Controlo e Prevenção de Espécies Exóticas e Invasoras evidencia “uma aposta clara na conservação do património natural e na qualidade ambiental, áreas nas quais o Governo dos Açores tem vindo a aumentar, de ano para ano o seu investimento”, que arranca com uma “importante parceria” com a Academia Açoriana.

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, no âmbito da assinatura de um contrato entre a Azorina e a Universidade dos Açores, através da Fundação Gaspar Frutuoso, para aquisição de serviços de investigação, por um período de 2 anos e num valor global de cerca de 304 mil euros, acrescido de IVA.

“Esta parceria com a nossa Academia permitirá dar corpo a uma estratégia que assume grande importância numa Região como os Açores”, sublinhou.

Segundo a governante, “com a elaboração desta estratégia, pretende-se criar condições para a existência de um quadro regulamentar e de uma estrutura institucional e operativa, baseados no conhecimento rigoroso da realidade e na adequada capacitação dos agentes públicos que lidam com esta problemática, de forma a que a nossa ação possa ser consequente e eficaz”.

“O controlo da pressão das espécies exóticas e invasoras sobre as espécies naturais é um combate incessante, uma verdadeira guerra sem quartel, como temos vindo a referir, para a qual os Parques Naturais de Ilha e os respetivos colaboradores estão permanentemente mobilizados e onde investimos, anualmente, dotações financeiras assinaláveis”, acrescentou.

A Secretária Regional salientou que “o corrente plano de investimentos contempla uma dotação de 13,8 milhões de euros para políticas de conservação da natureza”, o que comprova um “caminho de continuidade onde todos os projetos de conservação da natureza são importantes, necessários e fundamentais”.

A titular da pasta do ambiente lembrou que esta é uma medida “enquadrada no âmbito das ações do LIFE IP Azores Natura, como já referido, o maior e mais abrangente projeto de conservação da natureza alguma vez concebido para os Açores, com um valor global de investimento de 19,1 milhões de euros, ao longo dos próximos 9 anos”.
   

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1130257  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE