Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Açores 23-01-2019

Governo dos Açores disponibiliza terrenos para ações de plantação de flora endémica ou autóctone


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou ontem que o Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, vai disponibilizar em todas as ilhas terrenos integrados na Rede de Áreas Protegidas, destinados à realização de ações de plantação de flora endémica ou autóctone.

Marta Guerreiro salientou que esta medida será concretizada através de protocolos com as empresas interessadas, que ficarão “responsáveis pela plantação de espécies ecologicamente adequadas, mas também pela manutenção e gestão da parcela atribuída, incluindo a reposição de plantas mortas e o controlo de espécies invasoras”.

“Esta medida visa sensibilizar para a redução da pegada ecológica, por via da realização de ações de plantação de flora natural dos Açores para recuperação de habitats degradados ou renaturalização de determinadas áreas”, acrescentou.

Segundo a titular da pasta do Ambiente, “a pegada ecológica, enquanto indicador de sustentabilidade, permite medir e consciencializar sobre o impacto das atividades humanas nos recursos naturais”, pelo que é premente desenvolver ações nesse sentido, tendo também em conta que “a paisagem natural e a biodiversidade dos Açores são um dos principais ativos da Região ao nível da atração turística”.

“Estamos, uma vez mais, a apelar para uma maior consciência e responsabilidade ambientais para a conservação e gestão dos recursos naturais”, sublinhou a governante, salientando a importância de se continuarem a desenvolver “políticas de sustentabilidade, designadamente no contexto das atividade de animação ambiental e turística”.

Marta Guerreiro falava à margem de uma ação de plantação de flora endémica na área protegida para gestão de habitats ou espécies do Pico da Esperança e Planalto Central, em São Jorge, no âmbito da visita estatutária do Governo a esta ilha, que contou também com a participação do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

“Esta ação de hoje é fruto de uma parceria com uma empresa de animação ambiental e turística da ilha de São Jorge, a Azooree, que partilhou o objetivo de redução da pegada ecológica e que pretende fazê-lo em conjunto com os turistas que recebe”, referiu a Secretária Regional.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1130148  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE