Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

14-11-2018

Vasco Cordeiro inicia visita de trabalho a São Miguel com preservação do património natural dos Açores na agenda


O Presidente do Governo iniciou hoje a visita de trabalho a São Miguel na freguesia das Sete Cidades, onde se inteirou dos resultados da utilização de equipamentos de ultrassons instalados na Lagoa Verde, no âmbito do trabalho que tem sido desenvolvido para a recuperação das lagoas das Sete Cidades e das Furnas.

“A utilização desta tecnologia insere-se num trabalho de vários anos para recuperar aquele que é um património natural e ambiental que não é apenas da freguesia das Sete Cidades, nem de São Miguel, mas de todos os Açores”, adiantou Vasco Cordeiro.

Na prática, trata-se da utilização de uma tecnologia de ultrassons que contribui para resolver um fenómeno natural que se manifestava de forma mais intensa durante o verão e que criava uma mancha amarela na Lagoa Verde.

Segundo o Presidente do Governo, é preciso distinguir o que é a utilização desta tecnologia que resulta neste efeito visual importante, mas também as medidas estruturais adotadas em São Miguel, como o desvio de afluentes e, no caso das Furnas, a aquisição de terrenos, a retirada de explorações agrícolas e a respetiva reflorestação de áreas circundantes à lagoa.

“Para se ter uma ideia, só nestas componentes, nas Furnas e nas Sete Cidades já foram investidos cerca de 21 milhões de euros em aquisição de terrenos, retirada de explorações agrícolas e reflorestação”, frisou Vasco Cordeiro.

“O que isso faz é preservar um património que é nosso, recuperando-o e colocando-o em condições de ser usufruído por todos nós”, destacou o Presidente do Governo, adiantando que, em termos de resultados - se for considerada uma escala de 1 a 3, em que o 1 é o melhor estado e o 3 o mais degradado - a Lagoa Azul varia entre 1 e 2 e a Lagoa Verde entre 3 e 2.

“Estamos, assim, no bom caminho para recuperar e continuar a usufruir deste património natural”, afirmou o Presidente do Governo.

Autor: GaCS/PC

Numero de Visitantes
  1139521  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE