Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Velas 29-05-2018

Projeto “A Minha Ribeira” envolve 50 freguesias dos Açores


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo adiantou hoje que foram contempladas este ano 50 freguesias dos Açores no projeto 'A Minha Ribeira', inserido no programa Eco-Freguesias, abrangendo todos os concelhos do arquipélago.

Marta Guerreiro falava, em São Jorge, na cerimónia de entrega dos kit's de manutenção deste projeto a cinco juntas de freguesias desta ilha, nomeadamente Calheta, Ribeira Seca, Topo, Santo Amaro e Velas.

“Hoje, e no âmbito do projeto 'A Minha Ribeira', que representa um investimento total de 130 mil euros, é com grande satisfação que entregamos às juntas de freguesia de São Jorge cinco conjuntos de equipamentos de manutenção, num investimento suplementar de cerca de 50 mil euros”, salientou Marta Guerreiro.

A titular da pasta do Ambiente referiu que, "das 149 freguesias inscritas na edição de 2018 do Eco-Freguesias, 104 inscreveram-se no projeto 'A Minha Ribeira', cujas melhores candidaturas recebem hoje os kit's, abrangendo a manutenção de 207 quilómetros de margens de linhas de água”.

A Secretária Regional afirmou que o Eco-Freguesias, implementado desde 2010, contou este ano com um investimento de cerca de 450 mil euros, “com o principal objetivo de reconhecer e distinguir o esforço das entidades locais, em colaboração com as suas populações, na limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental”.

“Para nós, é, sem dúvida, uma aposta ganha na envolvência de todos na proteção de um património ambiental que é também de todos”, frisou a governante, evidenciando que “de ano para ano, se tem verificando um crescimento gradual do número de candidaturas em todas as ilhas do arquipélago”.

Os projetos 'A Minha Ribeira' e 'Costa Limpa' existem desde 2016, ambos dirigidos para freguesias cujos territórios incluam linhas de água.

Na sua intervenção, a Secretária Regional adiantou que concorrem ao projeto 'Costa Limpa' 89 freguesias, com um total de 168 quilómetros de costa.

Marta Guerreiro destacou ainda “o papel preponderante que as Juntas de Freguesia das nove ilhas do arquipélago têm enquanto entidades de proximidade com as suas comunidades e elo de ligação entre as reais necessidades das populações e o desenho de políticas que as satisfaçam”.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1130067  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE