Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
Candidaturas aos prémios “Espírito Verde...
 

Ponta Delgada 02-05-2018

Painéis fotovoltaicos no Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha contribuem para o desenvolvimento sustentável, afirma Marta Guerreiro


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo salientou hoje que a instalação de 16 painéis fotovoltaicos no Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, em S. Miguel, é mais um exemplo do empenho do Governo dos Açores na implementação, de forma transversal, de medidas que permitem o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

Marta Guerreiro, que falava à margem da ativação do novo sistema de geração de energia solar fotovoltaica daquele centro, afirmou que a instalação dos painéis “está dentro de um contexto” onde, numa primeira instância, foram implementadas mudanças nas infraestruturas e regulamentos “com o objetivo de dotar de maior conforto quem visita este monumento natural”, sendo que as preocupações “não se ficam por aqui” e “são também ao nível ambiental”.

“Nesse aspeto, já substituímos todas as lâmpadas 'led' no edifício da Caldeira Velha e, hoje, ficam a funcionar também estes painéis solares, para substituir o gerador existente a gasóleo”, frisou a titular da pasta do Ambiente.

Foram instalados 16 painéis solares fotovoltaicos, cada um com uma potência nominal de 280W, perfazendo uma capacidade total de geração de 4,5Kw, ligados a um banco de baterias.

“Este é mais um movimento, que queremos que seja o mais alargado possível, no sentido de diminuir a emissão de CO2 e, acima de tudo, sensibilizar para a importância destas medidas”, reforçou a Secretária Regional.

Marta Guerreiro adiantou que esta medida será também implementada na Gruta das Torres, no Pico, estando em análise “todas as situações que careçam deste tipo de intervenção, sempre com estas duas perspetivas: diminuir emissões, mas também sensibilizar e passar esta mensagem que nos compete a nós, em especial, com o pelouro do Ambiente”.
 
“O nosso objetivo é, sempre que existam condições para tal, onde estejamos a consumir energia com fontes poluentes, fazer esta substituição”, assegurou.

A governante salientou que esta é também uma forma de reforçar a componente ambiental no turismo da Região, sendo “muito importante que isto seja presente".

"Caso contrário, não seríamos coerentes com aquilo que defendemos no que diz respeito à importância da sustentabilidade da nossa oferta turística”, acrescentou Marta Guerreiro.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  742515  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE