Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

26-01-2018

Marta Guerreiro revela que prolongamento do projeto 'LIFE Terras do Priolo' será solicitado ainda em janeiro


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo revelou hoje, no Nordeste, que vai ser solicitado ainda este mês à Comissão Europeia o prolongamento do prazo de execução do projeto 'LIFE Terras do Priolo', por forma a estender a intervenção por mais um ano, até final de junho de 2019.

“O projeto LIFE Terras do Priolo tem como principal objetivo promover a sustentabilidade a médio/longo prazo da população de priolo, através do desenvolvimento e implementação de técnicas que têm permitido a recuperação de áreas importantes do seu habitat principal, a floresta Laurissilva da Serra da Tronqueira e do Pico da Vara”, afirmou Marta Guerreiro.

A titular da pasta do Ambiente falava durante uma visita às áreas de intervenção da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) no âmbito daquele projeto, incluindo o restauro ecológico de turfeiras, a requalificação do trilho pedestre no Planalto dos Graminhais, a recuperação de derrocadas com medidas biofísicas, o controlo de espécies exóticas invasoras na Mata dos Bispos e a área de reconversão de habitat da Floresta Laurissilva.

Marta Guerreiro adiantou ainda que “a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo está a trabalhar com a SPEA em novos projetos para as Terras do Priolo, designadamente no que respeita a uma rede integrada e multimodal de trilhos, que se pretende implementar até 2019”.

A Secretária Regional salientou que a Federação Europarque renovou recentemente o galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Priolo, envolvendo uma dezena de entidades, incluindo empresas privadas, e que se consubstancia num novo Plano de Ação até 2021.

“O objetivo principal da Carta Europeia de Turismo Sustentável assenta no desenvolvimento sustentável do território, de modo a permitir responder às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras”, frisou.

Nesse sentido, afirmou que esta Carta "é a constituição de uma parceria entre a Área Protegida e todos aqueles que têm um papel preponderante no desenvolvimento do turismo nesse espaço, com o objetivo de nele integrar os princípios do desenvolvimento sustentável”.
   

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1129894  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE