Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

11-12-2018

Governo dos Açores organiza cinco novos cursos de Guias dos Parques Naturais


A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, promove a realização de cinco novos cursos de Guias de Parques Naturais dos Açores nas ilhas Terceira, Pico, Faial e São Miguel.

A realização destes cursos tem o objetivo de valorizar o conhecimento das áreas protegidas e os serviços prestados pelos operadores de animação ambiental e turística e pelos profissionais que conduzem grupos de visitantes a essas zonas.

Os cursos certificam profissionais para acompanhar e guiar grupos de pessoas às áreas protegidas e para a interpretação ambiental e cultural do meio envolvente, dando seguimento aos esforços que têm sido desenvolvidos com vista à melhoria da qualidade de serviços dos Parques Naturais dos Açores.

Esta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Regional do Ambiente e a Associação Regional de Turismo, com a colaboração da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, terá início a 16, 26 e 28 de janeiro na Terceira, Pico e Faial, respetivamente, e nos dias 2 e 4 de fevereiro em São Miguel, com dois cursos, um em Vila Franca do Campo e outro em Ponta Delgada.

O Curso de Guias de Parques Naturais dos Açores, que abrange vertentes como comunicação, técnicas de socorrismo e resgate, conhecimentos sobre património natural e histórico-cultural, noções de turismo e orientação no terreno, pretende também melhorar a qualificação dos recursos humanos das empresas deste setor, em prol do desenvolvimento de um turismo de natureza sustentável.

Estes cursos, com a duração de 117 horas, são homologados pela Direção Regional de Emprego e Qualificação Profissional e têm como público-alvo todas as pessoas que pretendem exercer atividades nas áreas protegidas.

Nas ilhas do Pico e Faial serão ainda realizados cursos específicos de Guias da Montanha do Pico e da Caldeira do Faial, respetivamente.

Caso o limite de 20 vagas por curso seja excedido, será feita uma seleção dando-se preferência a pessoas que exerçam atividades em empresas de animação ambiental e turística ou que estejam a constituir empresa.

As inscrições estão abertas a partir de hoje, encerrando 10 dias antes da data de início do respetivo curso.

Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e inscrições junto do Serviço de Ambiente da respetiva ilha, bem como através do telefone 295 216 480 ou do email [email protected].
   

Autor: GaCS/DRA

Numero de Visitantes
  1129948  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE