Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Aprovação do LIFE VIDALIA permite conser...
Conselho do Governo aprova pacote de dip...
Conselho do Governo reúne nas Furnas com...
Regras de acesso promovem gestão ativa d...
 

Horta 17-11-2017

Jornadas Técnicas e Informativas do projeto "Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia", realizadas na ilha de São Jorge


Nos dias 13 a 16 de novembro, decorreu na Reserva da Biosfera das Fajãs de S. Jorge, as Jornadas Técnicas e Informativas do projeto Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia, com o acrónimo CDTECOTUR.

Cofinanciado pelo programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira. Açores-Canárias (POMAC) 2014-20, este projeto é o principal instrumento à disposição das regiões ultraperiféricas de Espanha e Portugal que oferece uma resposta eficaz aos desafios comuns que estas regiões se deparam em termos de inovação, competitividade, internacionalização e desenvolvimento sustentável.

O CDTECOTUR visa conservar e proteger o meio ambiente promovendo a eficiência dos recursos e, aumentar a atratividade de áreas naturais de interesse turístico.

Com um orçamente de 572.692,96 €, repartido pelos 3 beneficiários do projeto, a Fundação Canária da Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Região Autónoma da Madeira e a Direção Regional do Ambiente dos Açores.

Do programa realizado destaca-se a visita às principais industrias da Ilha de São Jorge, a apresentação de cumprimentos às autoridades autárquicas da ilha, a visita a alguns locais de especial atratividade turística que serão alvo ações de requalificação no âmbito o projeto.

No dia 15, pelas 20h30, no Auditório da Escola Secundária das Velas, decorreu a Sessão Pública das Jornadas Técnicas e Informativas onde foram debatidos os seguintes trabalhos:

- Apresentação das ações do projeto por cada parceiro
- A Carta Mundial de Turismo Sustentável e oportunidades do Ecoturismo nesse contexto em Ilhas
- Reservas da Biosfera Macaronésicas - Dr.ª Cristina Abreu
- Boas práticas de ecoturismo e voluntariado no quadro do turismo sustentável - Eng.º Luís Jordão

Perante uma assistência interessada concluiu-se que a Custódia do Território ao promover a gestão partilhada e o associativismo, pode resolver problemas de competência e responsabilidades entre a esfera pública e privada; pode ser recomendável em áreas onde tradicionalmente surgem dificuldades e impedimentos por incapacidade operacional, por exemplo, na segurança e  manutenção de percursos pedestres, valorização do património natural ou cultural privados, possibilitando  a rentabilização destas áreas promovendo a conservação dos valores patrimoniais e uma melhoria da qualidade de vida dos seus detentores bem como das populações locais.

Por outro lado, o ecoturismo, que está associado a um sentido de ética, uma vez que, além do lazer, o viajante procura promover o bem-estar das comunidades locais e a preservação do meio natural, incentivando o desenvolvimento sustentável, é um sector do Turismo Responsável importante e que as Reservas da Biosfera têm que saber captar, capacitando os agentes locais para satisfazer as suas espectativas, disponibilizando os seus produtos e experiencias nomeadamente no âmbito do voluntariado.

Autor: DRA/DSCNSA

Numero de Visitantes
  563538  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  


 
 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE