Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 17-11-2017

Jornadas Técnicas e Informativas do projeto "Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia", realizadas na ilha de São Jorge


Nos dias 13 a 16 de novembro, decorreu na Reserva da Biosfera das Fajãs de S. Jorge, as Jornadas Técnicas e Informativas do projeto Custódia do Território e Ecoturismo na Macaronésia, com o acrónimo CDTECOTUR.

Cofinanciado pelo programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira. Açores-Canárias (POMAC) 2014-20, este projeto é o principal instrumento à disposição das regiões ultraperiféricas de Espanha e Portugal que oferece uma resposta eficaz aos desafios comuns que estas regiões se deparam em termos de inovação, competitividade, internacionalização e desenvolvimento sustentável.

O CDTECOTUR visa conservar e proteger o meio ambiente promovendo a eficiência dos recursos e, aumentar a atratividade de áreas naturais de interesse turístico.

Com um orçamente de 572.692,96 €, repartido pelos 3 beneficiários do projeto, a Fundação Canária da Reserva Mundial da Biosfera de La Palma, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Região Autónoma da Madeira e a Direção Regional do Ambiente dos Açores.

Do programa realizado destaca-se a visita às principais industrias da Ilha de São Jorge, a apresentação de cumprimentos às autoridades autárquicas da ilha, a visita a alguns locais de especial atratividade turística que serão alvo ações de requalificação no âmbito o projeto.

No dia 15, pelas 20h30, no Auditório da Escola Secundária das Velas, decorreu a Sessão Pública das Jornadas Técnicas e Informativas onde foram debatidos os seguintes trabalhos:

- Apresentação das ações do projeto por cada parceiro
- A Carta Mundial de Turismo Sustentável e oportunidades do Ecoturismo nesse contexto em Ilhas
- Reservas da Biosfera Macaronésicas - Dr.ª Cristina Abreu
- Boas práticas de ecoturismo e voluntariado no quadro do turismo sustentável - Eng.º Luís Jordão

Perante uma assistência interessada concluiu-se que a Custódia do Território ao promover a gestão partilhada e o associativismo, pode resolver problemas de competência e responsabilidades entre a esfera pública e privada; pode ser recomendável em áreas onde tradicionalmente surgem dificuldades e impedimentos por incapacidade operacional, por exemplo, na segurança e  manutenção de percursos pedestres, valorização do património natural ou cultural privados, possibilitando  a rentabilização destas áreas promovendo a conservação dos valores patrimoniais e uma melhoria da qualidade de vida dos seus detentores bem como das populações locais.

Por outro lado, o ecoturismo, que está associado a um sentido de ética, uma vez que, além do lazer, o viajante procura promover o bem-estar das comunidades locais e a preservação do meio natural, incentivando o desenvolvimento sustentável, é um sector do Turismo Responsável importante e que as Reservas da Biosfera têm que saber captar, capacitando os agentes locais para satisfazer as suas espectativas, disponibilizando os seus produtos e experiencias nomeadamente no âmbito do voluntariado.

Autor: DRA/DSCNSA

Numero de Visitantes
  1139222  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE