Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Residentes nos Açores com entradas gratu...
Governo dos Açores assinala Dia Mundial ...
Materiais para o Dia Mundial das Zonas H...
Marta Guerreiro revela que prolongamento...
 

13-11-2017

Açores renovam a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas para as Terras do Priolo


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou no passado sábado que os Açores renovaram a Carta Europeia de Turismo Sustentável em Áreas Protegidas para as Terras do Priolo, dando mais um passo numa estratégia que visa responder às necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes, sem comprometer as das gerações futuras.

“Assumimos, desde logo, um compromisso no que diz respeito à conservação e preservação do património natural, bem como na implementação de uma estratégia de desenvolvimento sustentável”, assegurou Marta Guerreiro, que falava, em Ponta Delgada, na sessão de abertura das XII Jornadas do Priolo.

Este galardão é resultado do trabalho conjunto de 11 entidades com competência e ação no território e de mais de 50 empresários e participantes envolvidos nos fóruns para a definição da nova estratégia e plano de ação que se desenvolverá até 2021.

“O novo Plano de Ação, já em implementação, conta com 77 ações da responsabilidade das 11 entidades envolvidas e tem especial destaque para as ações de divulgação das Terras do Priolo, como produto integrado no Destino Açores, e na continuidade das ações de promoção da visitação sustentável das áreas protegidas”, frisou Marta Guerreiro.

O galardão permite também aos Açores integrar a Rede Europeia de Áreas com Carta, que atualmente inclui 157 destinos sustentáveis de 19 países.

“Temos trabalhado sempre com o objetivo último do desenvolvimento sustentável dos Açores e isso tem estado bem presente em toda a nossa atuação ao longo deste Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, afirmou a Secretária Regional, destacando a realização da Conferência Internacional 'Açores 2017: no Rumo do Turismo Sustentável', que terá lugar a 5 e 6 de dezembro.

“Queremos que este seja um caminho conjunto, dando continuidade a políticas de conservação da natureza e de promoção da diversidade biológica”, frisou.

Na ocasião, a titular das pastas do Turismo e do Ambiente reforçou o “compromisso de várias empresas com a sustentabilidade, do qual os parceiros dos Parques Naturais dos Açores e as 45 empresas aderentes à Marca Priolo são um verdadeiro exemplo”, registando-se uma renovação e a integração de cinco novas empresas.

“É com elevada satisfação que encaramos a entrada de novas entidades neste projeto, uma vez que se trata de uma marca registada pelo Governo dos Açores, enquanto selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias com o Parque Natural de São Miguel no âmbito de ações de conservação das áreas protegidas nos concelhos de Nordeste e Povoação”, salientou Marta Guerreiro.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  509356  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  


 
 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE