Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Pico 19-12-2017

Cem mil visitantes na Gruta das Torres e crescente procura pelas cavidades vulcânicas dos Açores


O Diretor Regional do Ambiente salientou que a descida, assinalada esta tarde, do visitante 100 mil à Gruta das Torres, representa que “há uma crescente procura pelas cavidades vulcânicas dos Açores”. 

Hernâni Jorge, que falava após uma visita ao Centro de Visitantes da Gruta das Torres na ilha do Pico, adiantou que o visitante 100 mil foi uma criança de 12 anos, Daniela Bettencourt, tendo-lhe sido entregue, em nome dos Parques Naturais dos Açores, uma lembrança, registando o facto.

O Diretor Regional destacou a importância do património geológico, que se reflete “na crescenteprocura pelas cinco cavidades vulcânicas com visitação controlada existentes nos Açores, as quais, até ao final de novembro deste ano, receberam 123.002 visitantes, o que representa um aumento de cerca de 14%, relativamente ao número total de visitantes registados em 2016”.

Na ocasião, Hernâni Jorge anunciou, ainda, que o Centro de Visitantes da Gruta das Torres passaráa abrir todos os dias entre abril e outubro, sendo que nos meses de junho a setembro haverá o alargamento do horário de funcionamento, de forma a integrar mais uma descida diária à cavidade vulcânica. 

Originada por escoadas lávicas basálticas, a Gruta das Torres é o maior tubo lávico conhecido em Portugal, com uma extensão de 5.150 metros e uma altura máxima de 15 metros, sendo constituída por um túnel principal de grandes dimensões e por vários túneis secundários, laterais e superiores, os quais possuem estruturas geológicas muito variadas, e está classificada como Monumento Natural desde 18 de março de 2004.

 O Centro de Visitação da Gruta das Torres, inaugurado em maio de 2005, é o ponto de partida para a descida à cavidade vulcânica, num percurso visitável com cerca de 450 metros, conduzido por um guia e em grupo de 15 visitantes, no máximo.

Os visitantes, ao entrarem no ambiente cavernícola, observam a transição da vegetação arbórea dasuperfície para outras formas de vida vegetal menos evoluídas, como sejam os fetos, os musgos e os líquenes, que se encontram no chão e nas paredes junto das aberturas.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1136872  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE