Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
Candidaturas aos prémios “Espírito Verde...
 

Povoação 23-08-2017

Marta Guerreiro assegura intervenção do Governo dos Açores sempre que seja necessário garantir a segurança das populações e reduzir riscos associados aos recursos hídricos


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo assegurou hoje, em S. Miguel, que o Governo dos Açores intervirá sempre para garantir a segurança das populações e mitigar eventuais riscos associados aos recursos hídricos, destacando, nesse sentido, a obra da ponte da Ribeira da Lomba, no concelho da Povoação.

“Trata-se de um investimento de cerca de 380 mil euros, que decorreu ao longo dos últimos nove meses, para a substituição da ponte existente, que se encontrava em estado deficitário em resultado da intensa pluviosidade sentida em 2010, que gerou a escorrência de caudal extraordinário da Ribeira da Lomba, o qual descoseu as fundações da ponte ali existentes”, afirmou Marta Guerreiro na inauguração da nova ponte.

“Devido às fragilidades das fundações, a ponte tornou-se instável, revelando perigo para os seus utilizadores, o que fez com que o Governo Regional se empenhasse numa intervenção que permitisse a segurança da comunidade”, frisou.

A Secretária Regional salientou que esta nova ponte se localiza a cerca de 10 metros a jusante da antiga e está dotada de uma plataforma com largura suficiente para albergar duas vias de circulação e um passeio, melhorando as caraterísticas do traçado.

Na sua intervenção, Marta Guerreiro recordou que, na sequência da intempérie de 2010, que conduziu ao colapso parcial do muro de guarda do lado de montante, "foi realizada uma intervenção de emergência que visou a reposição do tráfego, com a construção de um muro que estreitou a plataforma viária”.

A Secretária Regional destacou ainda que o Governo dos Açores tem afetado cada vez mais recursos financeiros associados aos recursos hídricos, quadruplicando desde 2012 as correspondentes dotações orçamentais, sendo que "o Plano para 2017 dispõe para a globalidade destas ações de verbas que rondam os oito milhões de euros”.

“Esta é uma aposta que nos orgulha, porque a segurança das pessoas e o valor da vida humana não têm preço”, afirmou Marta Guerreiro.

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  742503  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE