Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Vila do Porto 01-08-2017

Jazidas fósseis de Santa Maria são exemplo de preservação da autenticidade dos Açores, afirma Marta Guerreiro


A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que a valorização do património ambiental passa também, e muito, pela preservação das especificidades locais, adiantando que está a ser feito um trabalho para a classificação das jazidas fósseis de Santa Maria e para a implementação do seu estatuto de proteção.

Marta Guerreiro frisou que “está em causa a proteção e a manutenção da paleobiodiversidade, bem como da integridade dos valores geológicos e dos recursos e valores naturais e culturais que lhes estão associados na ilha de Santa Maria”.

A titular da pasta do Ambiente falava após ter realizado, no âmbito da visita estatutária a Santa Maria, o trilho marítimo Rota dos Fósseis e desembarcado na jazida fóssil da 'pedra-que-pica', um ex-libris desta ilha.

Para Marta Guerreiro, “a divulgação do rico espólio existente na ilha, onde se inclui a maior jazida multiespecífica de fósseis a céu aberto do Atlântico norte, promove a diversificação da oferta de turismo de natureza dos Açores”.

“O Governo dos Açores desenvolveu ao longo dos últimos anos um conjunto de iniciativas, com destaque para a Rota dos Fósseis, para o circuito interpretativo da Pedreira do Campo e para a Casa dos Fósseis, numa lógica de proteção e de divulgação do património geológico e paleontológico de Santa Maria”, salientou.

A Secretária Regional frisou que a mais oriental e antiga ilha do arquipélago dos Açores “possui fósseis marinhos únicos no contexto regional e nacional", acrescentando que as suas jazidas fossilíferas "constituem um verdadeiro laboratório ao ar livre com relevância internacional, conforme atestam estudos científicos recentes”.

“Pelas suas particularidades, a história e o património geológico e paleontológico de Santa Maria exigem uma interpretação e divulgação acessível a todos os que vivem ou rumam à ilha”, reforçou Marta Guerreiro.
  

Autor: GaCS/HMB

Numero de Visitantes
  1130060  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE