Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats

Destaques

Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »

Últimos conteúdos

Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...

Vila do Porto 01-08-2017

Jazidas fósseis de Santa Maria são exemplo de preservação da autenticidade dos Açores, afirma Marta Guerreiro

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou hoje que a valorização do património ambiental passa também, e muito, pela preservação das especificidades locais, adiantando que está a ser feito um trabalho para a classificação das jazidas fósseis de Santa Maria e para a implementação do seu estatuto de proteção.

Marta Guerreiro frisou que “está em causa a proteção e a manutenção da paleobiodiversidade, bem como da integridade dos valores geológicos e dos recursos e valores naturais e culturais que lhes estão associados na ilha de Santa Maria”.

A titular da pasta do Ambiente falava após ter realizado, no âmbito da visita estatutária a Santa Maria, o trilho marítimo Rota dos Fósseis e desembarcado na jazida fóssil da 'pedra-que-pica', um ex-libris desta ilha.

Para Marta Guerreiro, “a divulgação do rico espólio existente na ilha, onde se inclui a maior jazida multiespecífica de fósseis a céu aberto do Atlântico norte, promove a diversificação da oferta de turismo de natureza dos Açores”.

“O Governo dos Açores desenvolveu ao longo dos últimos anos um conjunto de iniciativas, com destaque para a Rota dos Fósseis, para o circuito interpretativo da Pedreira do Campo e para a Casa dos Fósseis, numa lógica de proteção e de divulgação do património geológico e paleontológico de Santa Maria”, salientou.

A Secretária Regional frisou que a mais oriental e antiga ilha do arquipélago dos Açores “possui fósseis marinhos únicos no contexto regional e nacional", acrescentando que as suas jazidas fossilíferas "constituem um verdadeiro laboratório ao ar livre com relevância internacional, conforme atestam estudos científicos recentes”.

“Pelas suas particularidades, a história e o património geológico e paleontológico de Santa Maria exigem uma interpretação e divulgação acessível a todos os que vivem ou rumam à ilha”, reforçou Marta Guerreiro.

Autor: GaCS/HMB