Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ponta Delgada 19-03-2015

Açores apresentam em Malta candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO


O Governo dos Açores vai apresentar na V Conferência da Rede Mundial de Reservas da Biosfera em Ilhas e Zonas Costeiras, que decorre de 24 e 26 de março na República de Malta, a candidatura das Fajãs de S. Jorge a Reserva da Biosfera da UNESCO, cuja proposta de delimitação de áreas foi acordada esta semana numa reunião da Comissão de Acompanhamento.

Esta comissão de acompanhamento da candidatura, criada pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, integra representantes das câmaras municipais, das associações agrícolas e de pescadores e do Núcleo Empresarial de S. Jorge, entre outros representantes da sociedade civil desta ilha.

No início do segundo semestre deste ano será lançada a consulta pública da proposta, que engloba toda a ilha de S. Jorge e a área marinha adjacente, num zonamento que inclui zonas de núcleo, de transição e de tampão, correspondentes aos regulamentos da UNESCO.

A Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO em Ilhas e Zonas Costeiras foi criada em 2009 e reúne atualmente cerca de seis dezenas de reservas em todos os continentes.

Nos Açores, estão classificadas como Reserva da Biosfera as ilhas das Flores, Corvo e Graciosa.

Na reunião que se realiza em Malta, a Região Autónoma dos Açores, além de apresentar a candidatura das Fajãs de S. Jorge, passará a integrar esta Rede Mundial, que se debruça, especificamente, sobre a temática das ilhas e zonas costeiras.

As alterações climáticas, o turismo, o desenvolvimento local, a gestão de resíduos e a conservação da natureza, dando expressão à vocação das Reservas da Biosfera da UNESCO enquanto sítios de excelência para a experimentação e inovação de soluções adaptadas aos meios sociais, económicos e ambientais locais, são algumas das áreas em que esta rede desenvolve projetos.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1139109  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE