Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conferência Web «Mais Ambiente, Mais Aço...
Governo dos Açores atribui 28 prémios de...
Governo dos Açores classifica a Serra da...
“O que tem a Terra de único, para alberg...
 

Ponta Delgada 11-08-2015

Banco de Sementes dos Açores selecionado para o Global Seed Challenge


O Banco de Sementes dos Açores, estrutura da Direção Regional do Ambiente sediada no Jardim Botânico do Faial, foi selecionado pela Botanical Garden Conservation International (BGCI) como um dos casos de estudo sobre conservação de sementes raras no âmbito do Global Seed Challenge.

O Global Seed Challenge é um desafio internacional lançado pela BGCI que vai distinguir, em julho de 2017, os jardins botânicos que preservem o maior número de plantas, as espécies mais ameaçadas, as mais úteis, as mais difíceis de colher e as mais raras.

O BGCI é a maior rede mundial de conservação de plantas, com 3.262 jardins botânicos distribuídos por quase todos os países do mundo, sendo atualmente considerada a instituição mais importante na conservação de plantas ameaçadas.

O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo até 2020 a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.

A conservação das sementes é uma segurança para reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.

Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.

Autor: GaCS/SRAA

Numero de Visitantes
  830525  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE