Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Governo dos Açores promove projeto de co...
Governo dos Açores investe mais de 2,5 M...
LIFE BEETLES com um investimento de 1,8 ...
Projeto LIFE VIDALIA já reforçou populaç...
 

Velas 26-09-2014

Governo dos Açores anuncia sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente anunciou, em São Jorge, que o Governo dos Açores vai disponibilizar um sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais em todo o arquipélago.

“Estamos a preparar o quadro normativo de um sistema de incentivos à manutenção de paisagens tradicionais integradas em áreas classificadas em toda a Região, incluindo, designadamente, as paisagens de vinha e pomares em currais, em fajãs e em socalcos”, revelou Luís Neto Viveiros, que falava quinta-feira no Seminário 'Reservas da Biosfera - Um contributo para o desenvolvimento local'.

Na intervenção que proferiu na sessão de abertura do seminário, integrado no 12.º Encontro Internacional da REDBIOS, Luís Neto Viveiros salientou o “extraordinário sucesso dos últimos anos dos apoios à reabilitação da paisagem da cultura da vinha do Pico”, destacando a “crescente procura das áreas protegidas” pelos turistas que visitam os Açores, ”enquanto espaços privilegiados de atividades e de lazer”.

Nesse sentido, revelou que a Rede de Centros Ambientais dos Açores foi visitada, nos primeiros oito meses deste ano, por mais de 100 mil pessoas.

Para Luís Neto Viveiros, o aumento dos visitantes que procuram Turismo de Natureza “representa novas oportunidades de negócio relacionadas com essa fruição, ao mesmo tempo que acrescenta responsabilidade aos poderes públicos e aos cidadãos em geral na gestão sustentável desses recursos”.

“A conservação da natureza, a biodiversidade e a geodiversidade são prioridades assumidas e reconhecidas pelo Governo dos Açores, por se assumirem como fatores de desenvolvimento local e polos de atração”, afirmou.

Para o Secretário Regional, “o grande desafio passa, necessariamente, por implementar medidas de conservação e de sustentabilidade do Ambiente e, simultaneamente, conseguir que a Natureza, que é um dos principais ativos dos Açores, seja potenciadora de riqueza e de emprego”.

“Estou certo que o seminário que aqui promovemos, em conjunto com a REDBIOS, será mais um contributo para a afirmação destes dois desígnios estratégicos - proteger sem limitar e desenvolver sem destruir - rumo a uns Açores mais sustentáveis, ambiental, económica e socialmente”, frisou Luís Neto Viveiros.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  841116  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE