Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Velas 25-09-2014

Mostra promove produtos originários das ilhas Reserva da Biosfera nos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje a divulgação e a promoção de produtos originários das ilhas Reserva da Biosfera (Corvo, Flores e Graciosa) que têm sido proporcionadas pelas mostras realizadas no âmbito do 12.º Encontro Internacional das REDBIOS, que está a decorrer nos Açores.

Luís Neto Viveiros, que falava em São Jorge, à margem de uma visita à mostra, afirmou que esta “marca própria” valoriza as caraterísticas do local de origem dos produtos expostos, como queijos, vinhos, biscoitos ou compotas.

A atribuição do estatuto de Reserva da Biosfera, conferido pela UNESCO, a que o Governo dos Açores também vai submeter as Fajãs de São Jorge, além do seu contributo para um desenvolvimento sustentável, significa valorização e projeção a nível internacional, salientou o Secretário Regional.

A Região, segundo Luís Neto Viveiros, ganha porque são valorizados os produtos originários das Reservas da Biosfera, mas também porque, "integrando uma rede desta natureza, torna-se mais conhecida no mundo e, por essa via, como destino turístico de excelência que é".

"É um contributo muito relevante”, frisou.

Criado em 1971, o Programa MAB - o Homem e a Biosfera (The Man and the Biosphere Programme  - MAB) é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio.

As Reservas da Biosfera são a principal linha de ação deste programa e sua conceção é um inovador instrumento de planeamento para combater os efeitos dos processos de degradação ambiental.

As Reservas da Biosfera devem cumprir três funções que se complementam, nomeadamente uma função de conservação dos recursos genéticos, das espécies, dos ecossistemas e das paisagens, uma função de desenvolvimento, a fim de promover um desenvolvimento económico e humano sustentável, e ainda uma função de apoio logístico, para fomentar e apoiar a investigação, educação, formação e observação permanente das atividades de interesse local, nacional e mundial que contribuam para a conservação e desenvolvimento sustentado.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  746732  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE