Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Governo dos Açores promove projeto de co...
Governo dos Açores investe mais de 2,5 M...
LIFE BEETLES com um investimento de 1,8 ...
Projeto LIFE VIDALIA já reforçou populaç...
 

Horta 22-09-2014

Luís Neto Viveiros considera que a marca 'Reserva da Biosfera' é uma forma de colocar "os Açores no mundo”


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, na Horta, na sessão de boas vindas aos participantes do XII Encontro Internacional da REDBIOS, que a marca 'Reserva da Biosfera', já atribuída a três ilhas do arquipélago, constitui uma “forma diferente de pôr os Açores no mundo”.

“O estabelecimento desta marca é um contributo muito importante não só para a valorização dos nossos produtos que, com este selo, obtêm no mercado mais-valias muito significativas, mas também é uma forma diferente, uma forma distinta, de pôr os Açores no Mundo”, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas.

Para Luís Neto Viveiros, a atribuição do estatuto de Reserva da Biosfera, “além de publicitar os Açores”, representa também “uma garantia de que aqui são preservados valores ambientais, valores de preservação da natureza e valores culturais que hoje em dia fazem parte dos destinos turísticos mais importantes”.

O Secretário Regional considerou "fundamental" o envolvimento das comunidades das ilhas classificadas como Reserva da Biosfera, nomeadamente o Corvo, as Flores e a Graciosa.

Nesse sentido, salientou que, apesar dessa classificação já ter dado “alguns frutos”, uma vez que nas três ilhas que possuem o estatuto de Reserva da Biosfera já existem produtos e marcas que usam esse símbolo, "não podemos ficar por aí”.

“É uma potencialidade que as empresas, as associações, as cooperativas e a população em geral têm de aproveitar, em cada uma das ilhas que já obteve esse galardão, em prol do seu desenvolvimento e da sua prosperidade”, frisou Luís Neto Viveiros.

Relativamente a outros locais ou ilhas que possam ser candidatáveis a este estatuto atribuído pela UNESCO, para além das Fajãs de S. Jorge, o Secretário Regional admitiu que “haverá certamente”, mas frisou que o Governo dos Açores “pretende dar passos certos e seguros e entende que as Fajãs de S. Jorge são o próximo passo”.

Nesse sentido, salientou que será aproveitada “esta visita das regiões e países que estão envolvidos nesta rede para, no próprio local, poderem apreciar as suas caraterísticas e ajudarem a formalizar esta candidatura para que tenha sucesso”, afirmou.

Na cerimónia de boas-vindas, realizada no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o Secretário Regional destacou as características “muito próprias” do ponto de vista ambiental, mas também da biodiversidade e da conservação da natureza, assim como os “aspetos culturais das nossas gentes”, que “se coadunam com esse espírito da REDBIOS”.

O Programa MAB - o Homem e a Biosfera (The Man and the Biosphere Programme), criado em 1971, é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio, sendo as Reservas da Biosfera (RBs) a sua principal linha de ação.

Estas reservas são zonas dos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos reconhecidas internacionalmente e concebidas para responder a um dos dilemas do mundo de hoje, nomeadamente saber como conciliar a conservação da Natureza com a procura de um desenvolvimento económico e social e a manutenção dos valores culturais associados.

A REDBIOS é uma rede temática de Reservas da Biosfera da UNESCO da África Ocidental e Macaronésia que pretende, através do intercâmbio de informação e experiências, fomentar o desenvolvimento sustentável das atividades económicas que têm lugar nas áreas de Reservas da Biosfera.

A XII Reunião da REDBIOS que decorre até sexta-feira nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, sob o tema 'Reservas da Biosfera – Um contributo para o desenvolvimento local', é uma organização conjunta da UNESCO e do Governo dos Açores.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  840896  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE