Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Madalena 22-10-2014

Acesso à Montanha do Pico vai ter melhores condições para visitantes e guias, anuncia Luís Neto Viveiros


O Governo dos Açores vai melhorar as condições de acesso à Montanha do Pico, criando uma nova área reservada para os visitantes, uma zona de apoio aos guias e uma área de estacionamento com capacidade para 44 viaturas e dois autocarros.

A apresentação pública do estudo prévio relativo à construção da zona de apoio às descidas e área de estacionamento de viaturas decorreu hoje, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Agricultura e Ambiente inserida no programa da visita estatutária à ilha do Pico.

A empreitada será lançada no próximo ano e “no primeiro semestre de 2016 teremos a obra concluída”, afirmou Luís Neto Viveiros, admitindo que, se as condições climatéricas não forem adversas, poderá ficar pronta mais cedo.

A Casa da Montanha é um ponto de paragem obrigatória na Montanha do Pico, sendo a sua principal função o registo e controlo das subidas à montanha.

Situada no sopé da Montanha do Pico, a cerca de 1.200m de altitude, oferece informação sobre a geologia, biologia, história, clima e enquadramento legal da Reserva Natural da Montanha do Pico, quer em painéis informativos, quer em formato de vídeo que pode ser visualizado no auditório.

É neste espaço que é efetuado o controlo das subidas à montanha, através de um pedido de autorização a efetuar pelos visitantes, de acordo com o regulamento em vigor.

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento no número de visitantes que sobe a montanha e que vista a Casa, sendo atualmente o espaço exíguo para as necessidades de registo e para um adequado atendimento.

Por essa razão, foi decidido criar uma nova área reservada para os visitantes que completam a descida da Montanha, separando os fluxos de subida e de descida.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1137120  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE