Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 26-03-2014

Cartão Amigo dos Parques proporciona acesso gratuito dos residentes a centros ambientais


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais apresentou hoje o Cartão Amigo dos Parques, destinado a todos os residentes nos Açores, que permite, a partir de 1 de abril, o acesso gratuito aos centros ambientais integrados no Parque Natural da ilha de residência e 50% de desconto nas entradas nos centros ambientais das restantes ilhas.

O Diretor Regional do Ambiente, que falava numa conferência de imprensa no Faial, frisou que este cartão “concede também outros benefícios”, como a receção de newsletters periódicas e informação sobre programas e eventos, designadamente no âmbito das ações e acordos “com as instituições parceiras do Parque”, através de descontos e condições especiais.

Hernâni Jorge salientou que o Governo dos Açores pretende motivar a população a visitar e conhecer as "novidades" dos centros ambientais e a “participar nas ações que os Parques Naturais de Ilha desenvolvem”, sem que o ingresso pago constitua “um elemento inibidor dessa participação e do acesso mais regular dos residentes a toda a rede de centros”.

Esta iniciativa insere-se num programa de âmbito regional sob gestão da Azorina, que também vai ser apresentado aos parceiros dos nove Parques de Ilha, tendo em vista a sensibilização e promoção ambiental.

“Estamos em crer que vamos dinamizar a ligação dos residentes com a estrutura de conservação da natureza associada aos Parques Naturais de Ilha e aos centros de ambientais”, afirmou Hernâni Jorge, acrescentando que “este programa tem uma particular relevância no momento em que a rede de centros ambientais está praticamente concluída.” 

“A importância desta rede de centros na animação e dinâmica turística é manifesta”, defendeu o Diretor Regional do Ambiente, salientando que se registou em 2013 um aumento de 41,7 por cento no número de visitantes, em comparação com os dados de 2012.

Por outro lado, salientou que existem novos centros ambientais, “alguns em parceria com outras instituições, designadamente com autarquias locais”.

Os aderentes do novo cartão terão ainda 15% de desconto nas lojas e cafeterias dos Centros Ambientais de toda a Região e nos eventos organizados pelos Parques Naturais dos Açores, além de descontos diversos e condições especiais nas instituições parceiras.

O Cartão Amigo dos Parques tem um custo de cinco euros anuais, custando apenas 2,5 euros por ano para os jovens dos 13 aos 17 anos e para pessoas com mais de 65 anos, além de estar disponível um preço especial para famílias, que inclui o casal e todos os filhos entre os 13 e os 17 anos e custa 8,5 euros anuais.

A adesão ao cartão pode ser feita a partir de 1 de abril, através do preenchimento de um formulário que está disponível em todas as bilheteiras da rede regional de Centros Ambientais, nas sedes dos Parques Naturais de São Jorge e da Terceira e no endereço eletrónico  http://parquesnaturais.azores.gov.pt

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1130258  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE