Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Vila do Porto 14-05-2014

Governo dos Açores anuncia projeto para classificar Santa Maria como primeiro Paleoparque de Ilha do mundo


O Secretário Regional dos Recursos Naturais anunciou hoje, em Vila do Porto, na cerimónia de apresentação do projeto da Casa dos Fósseis, presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, que a Região vai apresentar ainda este ano o projeto para classificar Santa Maria como o primeiro Paleoparque de Ilha do mundo.

Luís Neto Viveiros afirmou que o Governo dos Açores ambiciona projetar o “potencial de exploração do património paleontológico da ilha de Santa Maria” através da sua classificação como “o primeiro paleoparque de ilha do mundo", contando com a colaboração da Universidade dos Açores (UAç), da IPA (International Palaeontological Association) e do Geoparque Açores.

O Secretário Regional adiantou ainda que se pretendem estabelecer “parcerias com as empresas locais”, funcionando este projeto “como um importante complemento à oferta turística já existente na ilha e aumentando a competitividade territorial de Santa Maria no contexto regional”.

“Numa perspetiva de continuidade e complementaridade do projeto Rota dos Fósseis, o Paleoparque de Santa Maria pode colocar novos conteúdos à disposição das empresas que exploram o Turismo de Natureza, aproveitando, por exemplo, o crescimento exponencial que o 'geocaching' está a conhecer a nível internacional”, afirmou.

Luís Neto Viveiros referiu-se ainda à Rota dos Fósseis, implementada em parceria com a UAç, e à vantagem de criação de ofertas 'Power Trails', ou seja, histórias com mistérios e pistas geológicas e paleontológicas que levam à descoberta da localização de caixas para três dos trilhos já caraterizados na ilha.

“Pretendemos, portanto, também por esta via, proporcionar condições para que os privados possam aproveitar e desenvolver novas oportunidades de negócio, gerando riqueza local e potenciando a criação de novos postos de trabalho diferenciado”, afirmou o Secretário Regional.

Luís Neto Viveiros afirmou que a construção da Casa dos Fósseis, anexa ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo e que vai integrar a rede regional de Centros Ambientais, “assenta nos objetivos expressos pelo Governo dos Açores de proporcionar uma maior divulgação do rico espólio de elementos paleontológicos e geológicos existentes nesta ilha, onde se encontra a maior jazida de fosseis a céu aberto do Atlântico Norte”.

“O Governo dos Açores desencadeará, de imediato, os procedimentos para o lançamento da empreitada de construção e, no próximo ano, avançará com a produção e aquisição dos conteúdos da exposição”, que foi apresentada por Sérgio Ávila, da Universidade dos Açores.

No conjunto, o investimento previsto para a Casa dos Fósseis ronda os 600 mil euros.

Já este ano, abre também ao público a ampliação da área de exposição de fósseis do Centro de Interpretação na Pedreira do Campo.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1139923  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE