Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Piedade, Pico 05-05-2014

Ação de formação de Primeiros Socorros a Aves Selvagens na ilha do Pico


 A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, promoveu na ilha do Pico, nos dias 23 e 24 de abril, uma ação de formação de Primeiros Socorros a Aves Selvagens.

Participaram nesta formação técnicos da Direção de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental, do Parque Natural do Pico e dos Serviços Florestais do Pico, Vigilantes de Natureza do Pico, Faial e São Jorge, da Inspeção das Pescas, da Brigada de Ambiente da SEPNA-GNR, assim como uma médica veterinária e uma especialista em aves marinhas do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, num total de 19 formandos.

Esta atividade teve por objetivo reforçar a formação técnico-científica necessária na atuação destes serviços, nomeadamente no encaminhamento e cuidado de qualquer animal ferido que seja encontrado ou entregue nos serviços por um cidadão.

O curso pretendeu também dotar destes conhecimentos os técnicos que irão colaborar mais diretamente com o futuro Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Pico, que está a ser preparado pela Direção Regional do Ambiente.

Recorde-se que durante a campanha SOS Cagarro, o encaminhamento e cuidado médico de aves feridas é necessário e frequente mas, ao longo de todo o ano, podem ser encontrados animais feridos devido a razões naturais ou por ação humana como, por exemplo, por atropelamento, choque contra fios elétricos e caça ilegal, entre outros.

Os formadores do curso foram o médico veterinário Ricardo Brandão e a enfermeira veterinária Daniela Costa, do CERVAS-Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, no Parque Natural da Serra da Estrela, em Gouveia.

Autor: DRA/DSCNSA

Numero de Visitantes
  744705  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE