Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Piedade, Pico 05-05-2014

Ação de formação de Primeiros Socorros a Aves Selvagens na ilha do Pico


 A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, promoveu na ilha do Pico, nos dias 23 e 24 de abril, uma ação de formação de Primeiros Socorros a Aves Selvagens.

Participaram nesta formação técnicos da Direção de Serviços da Conservação da Natureza e Sensibilização Ambiental, do Parque Natural do Pico e dos Serviços Florestais do Pico, Vigilantes de Natureza do Pico, Faial e São Jorge, da Inspeção das Pescas, da Brigada de Ambiente da SEPNA-GNR, assim como uma médica veterinária e uma especialista em aves marinhas do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, num total de 19 formandos.

Esta atividade teve por objetivo reforçar a formação técnico-científica necessária na atuação destes serviços, nomeadamente no encaminhamento e cuidado de qualquer animal ferido que seja encontrado ou entregue nos serviços por um cidadão.

O curso pretendeu também dotar destes conhecimentos os técnicos que irão colaborar mais diretamente com o futuro Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Pico, que está a ser preparado pela Direção Regional do Ambiente.

Recorde-se que durante a campanha SOS Cagarro, o encaminhamento e cuidado médico de aves feridas é necessário e frequente mas, ao longo de todo o ano, podem ser encontrados animais feridos devido a razões naturais ou por ação humana como, por exemplo, por atropelamento, choque contra fios elétricos e caça ilegal, entre outros.

Os formadores do curso foram o médico veterinário Ricardo Brandão e a enfermeira veterinária Daniela Costa, do CERVAS-Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, no Parque Natural da Serra da Estrela, em Gouveia.

Autor: DRA/DSCNSA

Numero de Visitantes
  1139403  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE