Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 29-01-2014

Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalado em todas as ilhas dos Açores


Nos Açores, onde existem 13 zonas classificados como de Importância Internacional, o Governo Regional vai assinalar em todas as ilhas o Dia Mundial das Zonas Húmidas, comemorativo da Convenção assinada a 2 de Fevereiro de 1971, em Ramsar, no Irão, com o propósito de promover a cooperação internacional e as ações nacionais para uma gestão racional e sustentável destes sítios.

Estas zonas são de especial importância, pela sua biodiversidade e elevado valor ecológico mas, também, pelas importantes funções de controlo de inundações, reposição de águas subterrâneas, regulação do ciclo da água e mitigação das alterações climáticas, além valores culturais e do potencial recreativo e turístico que representam.

Os 13 sítios dos Açores classificados ao abrigo da Convenção Ramsar, que abrangem uma área total superior a 13 mil hectares, são as lagoas das Fajãs dos Cubres e da Caldeira de Santo Cristo (São Jorge), a Caldeira da Graciosa (Furna do Enxofre, Graciosa), a Caldeira do Faial, o Caldeirão do Corvo, os complexos vulcânicos das Furnas, das Sete Cidades e do Fogo (São Miguel), os ilhéus das Formigas e Recife Dollabarat, o Planalto Central de Terceira (Furnas do Enxofre e Algar do Carvão), o Paul de Praia da Vitória (Terceira) e os planaltos Central das Flores (Morro Alto), Central de São Jorge (Pico da Esperança) e Central do Pico (Achada).

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, elaborou um cartaz alusivo à importância das zonas húmidas como local de repouso para as aves migratórias e promoveu a dinamização de ações gratuitas dirigidas ao público em geral.

Assim, destacam-se, no próximo dia 1 de fevereiro, a realização de uma visita guiada à Zona Húmida do Caldeirão - sítio Ramsar, organizada pelo Parque Natural do Corvo para os interessados que se inscreverem junto do Centro de Interpretação Ambiental.

No Faial, o Parque Natural promove um “dia com os Vigilantes da Natureza” que prevê a observação de aves em algumas das zonas húmidas da ilha, com inscrição prévia na Casa dos Dabney - Monte da Guia.

Na Terceira, a Ecoteca vai abordar o tema “Zonas Húmidas e Agricultura”, num percurso interpretativo com grupos de Escuteiros, na Lagoa do Negro, enquanto que na Graciosa o Parque Natural dinamiza um passeio pedestre com observação de aves no sítio Ramsar da ilha, a Caldeira da Graciosa.

No dia 2 de fevereiro, em São Miguel, o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas promove, em parceria com a SPEA- Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, um percurso pedestre guiado denominado “No Reino dos Fungos - Aos Cogumelos!”

No Museu de Santa Maria, o Parque Natural vai inaugurar no dia 3 a exposição “Formigas e Dollabarat - O Santuário” que, após o mês de fevereiro, irá estar patente no Centro de Interpretação Dalberto Pombo, até setembro.

No mesmo dia, o Parque Natural do Pico promoverá um Percurso Interpretativo na Zona Húmida do Planalto Central, direcionado para as empresas de animação turística.

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, várias Ecotecas vão ainda dinamizar atividades destinadas ao público escolar, nomeadamente em São Jorge, Terceira e Flores.

A Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território da Direção Regional do Ambiente também assinala a data com a publicação do poster “Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel”.

Os interessados podem obter mais informações sobre os eventos previstos em http://parquesnaturais.azores.gov.pt, assim como saber mais sobre as Zonas Húmidas dos Açores e a sua importância, no Portal do Governo, através dos endereços:

http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-natureza/menus/secundario/Áreas+RAMSAR/

http://www.siaram.azores.gov.pt/vegetacao/zonas-humidas/_intro.html

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  746749  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE