Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 10-02-2014

Jardim Botânico do Faial preserva 120 espécies naturais dos Açores


O Jardim Botânico do Faial procedeu à plantação de mais 500 exemplares das cerca de 120 espécies naturais dos Açores que integram a sua coleção, entre as quais as raríssimas Veronica Dabneyi e Myosotis azorica.

Esta plantação incluiu seis plantas de Veronica dabneyi, 15 de Myosotis maritima, vulgarmente conhecida por 'Não-me-esqueças', 33 de Leontodon filii (patalugo maior), 14 de Azorina vidalii (vidália) e 26 plantas de Euphorbia azorica (erva leiteira).

Foram também plantadas 17 plantas de Pericalis malvifolia (cabaceira), 25 de Ammi trifoliatum (pé-de-pomba), e 26 de Solidago sempervirens (cubres), além de 57 plantas de Lotus azoricus, 56 de Cerastium azoricum, 29 de Scabiosa nitens, 45 de Tolpis azorica e 30 plantas de Tolpis succulenta.

Estas plantas, que incluem muitas espécies ameaçadas pela perturbação e destruição dos seus habitats naturais, foram produzidas no viveiro de plantas raras do jardim, uma estrutura recentemente inaugurada pelo Governo dos Açores com o objetivo, entre outros, de cumprir as metas definidas pela Estratégia Mundial para a Conservação das Plantas, implementada pela ONU.

O Jardim Botânico, integrado no Parque Natural do Faial, dedica-se à conservação da flora natural do arquipélago através do Banco de Sementes dos Açores, da manutenção de populações de plantas ameaçadas e da propagação de espécies raras, entre outras ações.

Este espaço, que está aberto a visitantes, contribui ainda para divulgar a flora natural dos Açores e para o conhecimento sobre a biologia das espécies.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  743206  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE