Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 06-02-2014

Número de visitantes atesta sucesso dos centros de interpretação ambiental dos Açores


O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na cidade da Horta, que o aumento de 40 por cento no número de visitantes dos centros de interpretação ambiental dos Açores, verificado no último ano, “dá bem nota do sucesso” do projeto, uma vez que são os visitantes “o elemento mais objetivo de aferição da procura dos parques naturais”.

Hernâni Jorge, que falava na apresentação pública da Agenda Ambiental 2014 do programa Parque Aberto, afirmou acreditar que, em 2014, se deverá registar um “incremento da procura” dos serviços disponibilizados pelos nove parques naturais existentes no arquipélago, que congregam 14 centros de interpretação ambiental, nove ecotecas e 122 áreas protegidas.

Para tanto, explicou Hernâni Jorge, a Agenda Ambiental para este ano será “mais abrangente” ao nível do período de vigência e dos públicos-alvo a que se destinam as mais de 120 iniciativas que estão programadas.

Nesse sentido, salientou que o programa Parque Aberto, dirigido à generalidade da população residente e a quem visita o arquipélago, “tem como objetivo essencial despertar as pessoas para a adoção de boas práticas ambientais e dar a conhecer o património natural e ambiental da Região, com um objetivo último que é o de contribuir para a sua preservação, promoção e valorização”.

“Esta é uma ferramenta importante de promoção ambiental, que vem complementar as ações integradas no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores”, sublinhou Hernâni Jorge, adiantando que, em breve, será apresentada a reformulação do programa Parceiros do Parque, direcionado essencialmente para as empresas.

O Diretor Regional do Ambiente anunciou ainda o lançamento, a breve prazo, do programa Amigo do Parque, que será direcionado para a generalidade dos cidadãos, com o intuito de “chamar os residentes para as atividades, para as instalações e para as áreas protegidas que integram os parques naturais”.

“Não raras vezes, assistimos a que os residentes, porque já lá passaram uma ou outra vez, ficam à porta, encaminhando aqueles que nos visitam para esses espaços, e o que nós queremos com este novo programa é dar uma outra dinâmica e chamar com outra regularidade os residentes às áreas do parque natural e, em particular, aos centros de interpretação ambiental da Região”, afirmou Hernâni Jorge.

A apresentação pública da Agenda Ambiental para 2014 do programa Parque Aberto, realizada na Casa dos Dabney, no complexo do Monte da Guia, contou ainda com a presença do Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, e da presidente da AZORINA, Andreia Porteiro.

Autor: GaCS/FG

Numero de Visitantes
  1130227  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE