Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 09-09-2013

Geoparque Açores recebe certificado europeu


No passado dia 5 de setembro o Geoparque Açores viu reafirmada a sua entrada nas redes europeia e global de geoparques, tendo recebido o respetivo certificado, durante a sessão de encerramento da 12ª Conferência Europeia de Geoparques, que decorreu em Ascea, em Itália.

Após a decisão do Comité Coordenador da Rede Europeia de Geoparques (REG), do dia 21 de Março, que tornou o Geoparque Açores como o 53º geoparque europeu, dá-se deste modo mais um passo para o pleno envolvimento dos Açores nestas redes patrocinadas pela UNESCO. O “cartão verde” agora recebido é válido até Setembro de 2017, altura em que o Geoparque Açores será novamente avaliado.

Recorde-se que no dia 3 de setembro, o Geoparque Açores participou pela primeira vez na Reunião do Comité Coordenador da Rede Europeia de Geoparques (REG), que decorreu em Ascea, Itália, no geoparque Cilento e Vallo di Diano. Estiveram presentes nesta reunião João Bettencourt, diretor regional do Turismo, e João Carlos Nunes, coordenador científico do Geoparque Açores, representantes junto do Comité Coordenador da REG.

A delegação do Geoparque Açores presente em Itália integrou, ainda, Manuel Paulino Costa (coordenador geral do geoparque) e Eva Lima, Andrea Porteiro e Paulo Garcia, da equipa do Geoparque Açores e que participaram nos trabalhos da 12ª Conferência Europeia de Geoparques, que decorreu de 4 a 6 de Setembro no geoparque Cilento e Vallo di Diano.

A classificação do Geoparque Açores como geoparque global da UNESCO constitui um desafio aliciante e uma oportunidade importante para a Região Autónoma dos Açores, na perspetiva da valorização do seu património geológico, da educação para as ciências da terra e o desenvolvimento do geoturismo.

Recentemente, o Governo dos Açores manifestou o seu empenhamento nas metas a atingir nos próximos 4 anos e reconhece os impactos positivos que a integração do Geoparque Açores na Rede Europeia de Geoparques traz para o desenvolvimento de novos negócios e do empreendedorismo ligado ao turismo nestes domínios. O Governo dos Açores assegurou, ainda, que não faltará o acompanhamento e o apoio a esta relevante iniciativa da região, com vista à afirmação e à consolidação do Geoparque Açores.

Autor: Geoaçores - Associação Geoparque dos Açores

Numero de Visitantes
  1130129  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE