Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ponta Delgada 22-10-2013

Concurso fotográfico e tertúlia assinalam 56.º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do Parque Natural do Faial e com o apoio de diversas entidades parceiras, promove a partir de quinta-feira, 24 de outubro, a realização de um concurso fotográfico denominado "O Ultimo Vulcão da Linha".

O concurso será apresentado no Centro de Interpretação, às 19h00, com a realização da tertúlia “Vulcão dos Capelinhos - 56 anos de inspiração”, que será aberta ao público e contará com as intervenções de Nuno Sá, sobre o tema “Fotografar a Natureza - Uma ferramenta para a educação ambiental”, e de Paulo Silva, que abordará o tema “Sentir e Interpretar o Ambiente nos Açores”.

Nesta tertúlia participarão ainda Carlos Lobão, com uma intervenção sobre o tema “Uma Geração entre dois Desafios - Abalar para a felicidade ou ficar no desafio da ilha”, e Andrea Porteiro, que abordará “A Evolução da Paisagem do Vulcão dos Capelinhos”.

O concurso "O Ultimo Vulcão da Linha" pretende estimular, reconhecer e premiar a criatividade no âmbito da fotografia, assim como revelar novas perspetivas fotográficas do Vulcão dos Capelinhos.

Os interessados podem concorrer com um máximo de três fotografias, que deverão abordar a temática do Vulcão dos Capelinhos.

As candidaturas decorrem entre 24 de outubro e 12 de novembro, podendo o regulamento e a documentação ser descarregados no endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/faial ou solicitados em qualquer valência do Parque Natural do Faial, nomeadamente no Jardim Botânico, na Casa dos Dabney ou no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

O Parque Natural do Faial pretende também com esta iniciativa reavivar a memória da população e despertá-la para o reconhecimento da importância natural e histórica, bem como para a necessidade de conservação desta paisagem única surgida na sequência de 13 meses de atividade vulcânica, entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.

O Vulcão dos Capelinhos é o último de um alinhamento de cones que se estende desde a Caldeira central da ilha do Faial até à ponta dos Capelinhos e assume-se como um local de elevada importância geológica, biológica e patrimonial, estando classificado nas categorias (IUCN) de Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, Área de Paisagem Protegida e Área Protegida de Gestão de Recursos.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1129855  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE