Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 22-10-2013

Concurso fotográfico e tertúlia assinalam 56.º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do Parque Natural do Faial e com o apoio de diversas entidades parceiras, promove a partir de quinta-feira, 24 de outubro, a realização de um concurso fotográfico denominado "O Ultimo Vulcão da Linha".

O concurso será apresentado no Centro de Interpretação, às 19h00, com a realização da tertúlia “Vulcão dos Capelinhos - 56 anos de inspiração”, que será aberta ao público e contará com as intervenções de Nuno Sá, sobre o tema “Fotografar a Natureza - Uma ferramenta para a educação ambiental”, e de Paulo Silva, que abordará o tema “Sentir e Interpretar o Ambiente nos Açores”.

Nesta tertúlia participarão ainda Carlos Lobão, com uma intervenção sobre o tema “Uma Geração entre dois Desafios - Abalar para a felicidade ou ficar no desafio da ilha”, e Andrea Porteiro, que abordará “A Evolução da Paisagem do Vulcão dos Capelinhos”.

O concurso "O Ultimo Vulcão da Linha" pretende estimular, reconhecer e premiar a criatividade no âmbito da fotografia, assim como revelar novas perspetivas fotográficas do Vulcão dos Capelinhos.

Os interessados podem concorrer com um máximo de três fotografias, que deverão abordar a temática do Vulcão dos Capelinhos.

As candidaturas decorrem entre 24 de outubro e 12 de novembro, podendo o regulamento e a documentação ser descarregados no endereço eletrónico http://parquesnaturais.azores.gov.pt/faial ou solicitados em qualquer valência do Parque Natural do Faial, nomeadamente no Jardim Botânico, na Casa dos Dabney ou no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.

O Parque Natural do Faial pretende também com esta iniciativa reavivar a memória da população e despertá-la para o reconhecimento da importância natural e histórica, bem como para a necessidade de conservação desta paisagem única surgida na sequência de 13 meses de atividade vulcânica, entre 27 de setembro de 1957 e 24 de outubro de 1958.

O Vulcão dos Capelinhos é o último de um alinhamento de cones que se estende desde a Caldeira central da ilha do Faial até à ponta dos Capelinhos e assume-se como um local de elevada importância geológica, biológica e patrimonial, estando classificado nas categorias (IUCN) de Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies, Área de Paisagem Protegida e Área Protegida de Gestão de Recursos.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  745683  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE