Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ponta Delgada 15-11-2013

Parque Natural do Faial novamente distinguido como Destino Europeu de Excelência “EDEN”


O Secretário Regional dos Recursos Naturais congratulou-se com a distinção do Parque Natural do Faial na categoria de Community Building, nos EDEN Innovation Awards, prémios que diferenciam destinos europeus de excelência por iniciativas nas áreas do marketing, desenvolvimento local e coesão social.

“Este galardão vem dar enfase à interligação entre a conservação do património natural e a criação de oportunidades, até ao nível do emprego, gerada pelo correto ordenamento do território”, afirmou Luís Neto Viveiros.

Na entrega dos prémios, que decorreu em Bruxelas, sob a égide da Comissão Europeia, à margem da reunião anual da Associação de Destinos EDEN, em que estiveram representados cerca de 100 destinos de 28 países europeus, o Parque Natural do Faial foi distinguido pelo seu contributo para o fomento da coesão social da ilha, enquanto destino turístico sustentável.

O Secretário Regional frisou que este contributo traduz a política do Governo dos Açores para a atuação dos nove Parques de Ilha existentes no arquipélago.

O programa Parceiros para a Sustentabilidade, a que aderiram 37 privados de diferentes áreas de atividade, assim como a cooperação com a comunidade local, foram aspetos da ação do Parque Natural considerados para a atribuição da menção honrosa.

O acrónimo EDEN (European Destinations of Excellence) designa os Destinos Europeus de Excelência, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende fomentar modelos de desenvolvimento turístico sustentável, divulgar destinos em crescimento e promover o intercâmbio de boas práticas.

O Parque Natural do Faial é, desde 2011, o único destino EDEN em Portugal, tendo agora sido convidado a integrar a direção desta associação, que tem um papel de charneira no desenvolvimento de destinos turísticos europeus ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial de desenvolvimento.

Autor: GaCS/SRRN

Numero de Visitantes
  1130136  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE