Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Planos de Ação das Reservas da Biosfera de Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge | Consulta Pública
 Mais »
Planos de Gestão das Áreas Terrestres dos Parques Naturais das Ilhas de São Miguel, Pico e Faial | Discussão Pública
 Mais »
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conferência Web «Mais Ambiente, Mais Aço...
Governo dos Açores atribui 28 prémios de...
Governo dos Açores classifica a Serra da...
“O que tem a Terra de único, para alberg...
 

Ponta Delgada 14-11-2013

Equipa de Coordenação e Manutenção de Trilhos Pedestres tem 20 novos colaboradores


A Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores conta, a partir de hoje, com uma nova equipa de 20 elementos, que terão a seu cargo a coordenação e manutenção dos trilhos pedestres classificados existentes em todas as ilhas do arquipélago.

Vítor Fraga, que presidiu à apresentação desta equipa, salientou que os novos profissionais “terão a seu cargo o reforço da contínua vistoria, a revitalização da sinalética e a manutenção básica dos percursos, em parceria com as diversas entidades promotoras, com a Direção Regional das Obras Públicas e com a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha”.

“O setor turístico tem vindo, como expectável, a assumir uma importância crescente para os Açores, evidenciando uma importância estratégica cada vez maior e sendo um dos motores de desenvolvimento económico da Região”, frisou Vítor Fraga.

O Secretário Regional salientou que, “ciente desta cada vez maior importância, o Governo dos Açores, em cooperação efetiva com todos os intervenientes no setor, ou seja, através de uma conjugação plena de esforços entre público e privado, tem percorrido o caminho do desenvolvimento e promoção do Destino”, encarando “quer a promoção, quer a qualificação e valorização da oferta”, como “dois vetores fundamentais para a construção e consolidação de um destino turístico”.

Nesse sentido, frisou que o Governo dos Açores “assume uma aposta clara nestas duas vertentes, bem patentes na proposta de Plano e Orçamento para 2014”.

“O incremento contínuo e sustentado da qualidade dos nossos produtos turísticos é um objetivo para o qual trabalhamos permanentemente”, assegurou.

Vítor Fraga reconheceu que “os percursos pedestres têm assumido um papel determinante" no contexto da oferta turística dos Açores, assumindo-se mesmo como "um produto-âncora na oferta turística da Região”.

Por essa razão, considerou necessário “assegurar uma clara e eficiente manutenção dos trilhos pedestres, nomeadamente durante os meses de inverno, em que o tempo nem sempre ajuda, para que estes se mantenham em condições de serem utilizados durante todo o ano”.

Os 20 novos elementos de coordenação e manutenção da Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores permitirão, segundo Vítor Fraga, “continuar a dotar esta Rede de trilhos seguros, inclusivamente revitalizando os caminhos usados noutros tempos para passagem de mercadoria e animais, usando a História a nosso favor”.

Os novos elementos ao serviço da coordenação e manutenção dos trilhos frequentam agora uma ação de formação teórica e prática que os habilitará a manter os percursos pedestres nas melhores condições.

Autor: GaCS/HB

Numero de Visitantes
  830631  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE