Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Conclusão Planos de Gestão Faial, Pico e...
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
 

Ponta Delgada 14-11-2013

Equipa de Coordenação e Manutenção de Trilhos Pedestres tem 20 novos colaboradores


A Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores conta, a partir de hoje, com uma nova equipa de 20 elementos, que terão a seu cargo a coordenação e manutenção dos trilhos pedestres classificados existentes em todas as ilhas do arquipélago.

Vítor Fraga, que presidiu à apresentação desta equipa, salientou que os novos profissionais “terão a seu cargo o reforço da contínua vistoria, a revitalização da sinalética e a manutenção básica dos percursos, em parceria com as diversas entidades promotoras, com a Direção Regional das Obras Públicas e com a Direção Regional do Ambiente, através dos Parques Naturais de Ilha”.

“O setor turístico tem vindo, como expectável, a assumir uma importância crescente para os Açores, evidenciando uma importância estratégica cada vez maior e sendo um dos motores de desenvolvimento económico da Região”, frisou Vítor Fraga.

O Secretário Regional salientou que, “ciente desta cada vez maior importância, o Governo dos Açores, em cooperação efetiva com todos os intervenientes no setor, ou seja, através de uma conjugação plena de esforços entre público e privado, tem percorrido o caminho do desenvolvimento e promoção do Destino”, encarando “quer a promoção, quer a qualificação e valorização da oferta”, como “dois vetores fundamentais para a construção e consolidação de um destino turístico”.

Nesse sentido, frisou que o Governo dos Açores “assume uma aposta clara nestas duas vertentes, bem patentes na proposta de Plano e Orçamento para 2014”.

“O incremento contínuo e sustentado da qualidade dos nossos produtos turísticos é um objetivo para o qual trabalhamos permanentemente”, assegurou.

Vítor Fraga reconheceu que “os percursos pedestres têm assumido um papel determinante" no contexto da oferta turística dos Açores, assumindo-se mesmo como "um produto-âncora na oferta turística da Região”.

Por essa razão, considerou necessário “assegurar uma clara e eficiente manutenção dos trilhos pedestres, nomeadamente durante os meses de inverno, em que o tempo nem sempre ajuda, para que estes se mantenham em condições de serem utilizados durante todo o ano”.

Os 20 novos elementos de coordenação e manutenção da Rede de Percursos Pedestres Classificados dos Açores permitirão, segundo Vítor Fraga, “continuar a dotar esta Rede de trilhos seguros, inclusivamente revitalizando os caminhos usados noutros tempos para passagem de mercadoria e animais, usando a História a nosso favor”.

Os novos elementos ao serviço da coordenação e manutenção dos trilhos frequentam agora uma ação de formação teórica e prática que os habilitará a manter os percursos pedestres nas melhores condições.

Autor: GaCS/HB

Numero de Visitantes
  746919  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE