Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ilha do Pico 02-11-2012

NO INÍCIO TUDO ERA NADA


á aproximadamente 200 milhões de anos, no Triássico, o continente “Laurásia” já se encontrava separado do continente oposto “Gondwana”, existindo entre ambos uma enorme separação, o proto-oceano Atlântico. O alargamento do atual Atlântico prosseguiu, e continua a prosseguir, conduzindo à segmentação da Crista Média do Atlântico (atualmente passa entre as Flores e o Faial) com enormes linhas de fraturas. Há cerca de 38 milhões de anos, na sequência desse afastamento violento e irregular, sensivelmente a meio do Atlântico Norte, surgiu um novo território vulcânico submarino, de contorno grosseiramente triangular, a Microplaca dos Açores ou, também designada, Plataforma dos Açores. Desse território em expansão resultaram, ao longo de fraturas transformantes-convergentes, erupções que geraram ilhas, muitas entretanto desaparecidas, e as atuais dos Açores.
Os Açores constituíram-se ao longo de várias fases eruptivas (separadas por extensos períodos de repouso), formando complexos vulcânicos por ilha. As suas rochas mais antigas datam de somente 8.12 milhões de anos, presentes na ilha de Santa Maria. Nessa altura de génese as ilhas estão desprovidas de solo ou qualquer atividade biológica. No início tudo era nada.
O aparecimento de vida em ilhas de origem vulcânica, especialmente as oceânicas muito isoladas como são as dos Açores, tem despertado desde sempre o interesse pelos cientistas. A distância física a áreas continentais e o “mar” de águas que rodeiam o arquipélago condicionaram particularmente a sua história natural, designadamente os seus processos de colonização e evolução das comunidades vegetais e animais. Os primeiros organismos vivos a instalarem-se nos Açores, tiveram de ser capazes de superar esse isolamento biogeográfico.
Os mecanismos naturais de proveniência dos diferentes seres vivos nas ilhas são complexos, exigindo soluções particulares de migração a longa distância pelo ar ou pelo mar. Os primeiros organismos vivos (oriundos das costas europeias e africanas, arquipélago da Madeira e continente americano) foram trazidos pelo vento (em suspensão nas massas de ar), pelas correntes marítimas (através de “jangadas” flutuantes que deram às costas açorianas) e, principalmente, pelas aves migradoras (no estômago e presos às penas).
Nas lavas recentes, sem qualquer tipo de solo, iniciam-se as sucessões primárias onde se dá a primeira colonização por espécies pioneiras, nomeadamente, líquenes e briófitos, que são posteriormente substituídos por outras entrando-se num processo de sucessão ecológica.  

Autor: Direção Regional do Ambiente – Paulo Pimentel e Maria José Bettencourt

Numero de Visitantes
  1138062  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE