Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ribeira Grande 19-01-2012

Governo cede gestão da Caldeira Velha à Câmara Municipal da Ribeira


O Secretário Regional do Ambiente e do Mar afirmou no passado dia 19, na Câmara Municipal da Ribeira Grande, que a Caldeira Velha, próxima da Estrada da Lagoa do Fogo, é um dos espaços mais interessantes do Parque Natural da Ilha de São Miguel.

Álamo Meneses admitiu, no entanto, que aquela área protegida e classificada como Monumento Natural, tem sido, ao longo dos últimos anos, objeto de algum vandalismo e abandono de resíduos por parte de visitantes.

Para evitar futuras situações idênticas, o Governo Regional decidiu assinar um protocolo com a Câmara Municipal da Ribeira Grande, cedendo a esta autarquia a gestão daquele espaço, incluindo a sua limpeza, manutenção e conservação, a segurança e fiscalização do local e a promoção da educação ambiental.

O documento prevê, também, a empreitada de construção do Centro Interpretativo da Caldeira Velha, integralmente financiada pelo executivo açoriano, bem como a divulgação daquele património natural e a sua promoção turística.

Na opinião de Álamo Meneses, a nova estrutura, a construir muito em breve, vai proporcionar uma nova qualidade à Caldeira Velha e garantir um apoio mais próximo à sua gestão.

O protocolo celebrado, que autoriza a cedência da conservação e manutenção do Monumento Natural da Caldeira Velha à empresa municipal “Ribeira Grande Mais”, visa também a garantia de uma maior segurança para os visitantes, do ponto de vista da sua utilização, e da conservação do meio natural.

O titular da pasta do Ambiente e do Mar esclareceu, igualmente, que a gestão partilhada de alguns espaços dos parques naturais existentes em cada uma das nove ilhas açorianas, não é uma desresponsabilização do Governo Regional, mas sim uma forma de juntar forças com outras entidades que melhor possam servir os seus utilizadores e contribuir para uma maior conservação da natureza.

Álamo Meneses sublinhou, ainda, que o Centro Interpretativo da Caldeira Velha, como estrutura permanente, vai assegurar um acompanhamento e uma presença de gestão contínua daquele local que pode ser feita muito melhor pela Câmara Municipal da Ribeira Grande do que pelos serviços da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

O futuro Centro Interpretativo da Caldeira Velha pretende, sobretudo, promover a educação ambiental e fomentar o conhecimento do património natural.

Local de banhos há séculos e beneficiado de magnificas formações geológicas, a Caldeira Velha, cujo acesso deixará de ser gratuito, é uma reserva da biosfera de grande importância para a botânica e faunas típicas das florestas da Laurissilva, dada a grande diversidade de espécies e a elevada abundância de fetos arbóreos que povoam aquele Monumento Natural, principalmente, devido ao clima muito próprio que estimulou o aparecimento de associações de vegetação natural e floresta de espécies exóticas.

Aquele repousante espaço é servido por nascentes de água quente de origem termal que caem formando cascatas com água acastanhada devido à grande abundância de ferro existente na sua composição.

Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  1139716  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE