Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Ilha de Santa Maria 06-12-2012

Secretaria Regional dos Recursos Naturais iniciou reflorestação do Pico Alto, em Santa Maria


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais iniciou a reflorestação do Pico Alto, uma zona da ilha de Santa Maria considerada importante em termos de biodiversidade, onde existe a floresta mais idêntica ao que seriam as florestas originais dos Açores.
 
As florestas nativas dos Açores têm sido invadidas devido à introdução de espécies de flora estranhas aos ecossistemas locais, o que dificulta a sobrevivência da flora endémica e autóctone, reduzindo também o habitat natural das espécies de animais endémicos.

Para inverter este quadro, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, com o apoio dos Serviços Florestais do Nordeste, que cederam o necessário plantio, avançou com a reflorestação daquela área através da equipa operacional do Parque Natural de Santa Maria, tendo plantado Uva da Serra, Louro da Terra e Folhado, espécies endémicas dos Açores.

Esta fase de plantio dá seguimento aos trabalhos de remoção de flora invasora, iniciados em 2011 através do programa PRECEFIAS (Plano Regional de Controle de Flora Invasora em Áreas Sensíveis), numa pequena área do Pico Alto, tendo-se então removido essencialmente conteiras e incenso com recurso a combate mecânico e químico.

A Área Protegida para Gestão de Habitats e Espécies do Pico Alto, integrada no Parque Natural de Santa Maria, é considerada um 'Hotspot' de Biodiversidade pela comunidade científica açoriana devido à elevada concentração de espécies endémicas no local.
 
O Pico Alto constitui a área da ilha com a floresta mais próxima do que seriam as florestas originais dos Açores, constituídas por Pau Branco, Folhado, Uva da Serra, Louro da Terra e Urzes, que constituem o habitat ideal para as inúmeras espécies de caracóis, aranhas e escaravelhos que existem apenas nesta área.

Estes animais endémicos do Pico Alto são a principal razão do seu estatuto de conservação e o argumento principal para a preservação da floresta nativa.

No âmbito do Programa + Endémicas, que tem como objetivo primordial associar os cidadãos aos projetos de conservação da natureza promovidos pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, pretende-se com brevidade incluir nestes trabalhos de reflorestação grupos de voluntários de entidades locais governamentais e particulares.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  1137662  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE