Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património Mundial UNESCO  |  Reservas da Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Parques Naturais dos Açores
 Mais »
Plano Setorial da Rede Natura 2000
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Diretor Regional do Ambiente defende dis...
Parques Naturais dos Açores assinalam Di...
Vigilante da Natureza Júnior dos Açores ...
Candidaturas aos prémios “Espírito Verde...
 

Ilha de Santa Maria 06-12-2012

Secretaria Regional dos Recursos Naturais iniciou reflorestação do Pico Alto, em Santa Maria


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais iniciou a reflorestação do Pico Alto, uma zona da ilha de Santa Maria considerada importante em termos de biodiversidade, onde existe a floresta mais idêntica ao que seriam as florestas originais dos Açores.
 
As florestas nativas dos Açores têm sido invadidas devido à introdução de espécies de flora estranhas aos ecossistemas locais, o que dificulta a sobrevivência da flora endémica e autóctone, reduzindo também o habitat natural das espécies de animais endémicos.

Para inverter este quadro, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, com o apoio dos Serviços Florestais do Nordeste, que cederam o necessário plantio, avançou com a reflorestação daquela área através da equipa operacional do Parque Natural de Santa Maria, tendo plantado Uva da Serra, Louro da Terra e Folhado, espécies endémicas dos Açores.

Esta fase de plantio dá seguimento aos trabalhos de remoção de flora invasora, iniciados em 2011 através do programa PRECEFIAS (Plano Regional de Controle de Flora Invasora em Áreas Sensíveis), numa pequena área do Pico Alto, tendo-se então removido essencialmente conteiras e incenso com recurso a combate mecânico e químico.

A Área Protegida para Gestão de Habitats e Espécies do Pico Alto, integrada no Parque Natural de Santa Maria, é considerada um 'Hotspot' de Biodiversidade pela comunidade científica açoriana devido à elevada concentração de espécies endémicas no local.
 
O Pico Alto constitui a área da ilha com a floresta mais próxima do que seriam as florestas originais dos Açores, constituídas por Pau Branco, Folhado, Uva da Serra, Louro da Terra e Urzes, que constituem o habitat ideal para as inúmeras espécies de caracóis, aranhas e escaravelhos que existem apenas nesta área.

Estes animais endémicos do Pico Alto são a principal razão do seu estatuto de conservação e o argumento principal para a preservação da floresta nativa.

No âmbito do Programa + Endémicas, que tem como objetivo primordial associar os cidadãos aos projetos de conservação da natureza promovidos pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, pretende-se com brevidade incluir nestes trabalhos de reflorestação grupos de voluntários de entidades locais governamentais e particulares.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  742492  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 

  




 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINE

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE