Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 13-09-2011

Parque Natural da Terceira recebe formação no âmbito do combate a espécies invasoras


Arundo donax

Os técnicos e corpo de vigilantes da natureza do Parque Natural da Terceira participam hoje, dia 13 de Setembro, numa sessão de formação sobre combate a espécies invasoras.

A sessão será orientada por Elspeth Coker, técnica australiana especialista nesta matéria, aproveitando a sua presença na ilha Terceira. Elspeth Coker é licenciada em Silvicultura pela Universidade de Melbourne e tem desenvolvido o seu percurso profissional na área da prevenção e combate às espécies invasoras, quer da flora, quer da fauna. Neste âmbito, tem promovido campanhas de prevenção e combate às espécies invasoras que representam maiores ameaças aos ecossistemas dos Estados de Vitória e Nova Gales da Austrália, assim como grupos de trabalho, com vários stakeholders, no delineamento de estratégias para a conservação e melhoramento dos habitats das espécies nativas da flora australiana. 

No decorrer da formação, Elspeth Coker irá apresentar algumas das estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas na prevenção da expansão de invasoras na Austrália, contribuindo assim para o aumento do conhecimento e partilha de experiências relacionadas com esta temática, que constitui uma das principais ameaças à biodiversidade açoriana.

Nos Açores, o número de plantas introduzidas é relativamente elevado. Dessas espécies, algumas têm carácter invasor, alterando e muitas vezes destruindo a estrutura das comunidades naturais.

As principais espécies invasoras nos Açores, que pela sua capacidade de regeneração já ocupam áreas consideráveis em todas as ilhas, são o Pittosporum undulatum (incenso), Hedychium gardnerianum (roca-de-velha), Arundo donax (cana) e Hydrangea macrophylla (hortênsia).

Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  1130208  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE