Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Horta 27-06-2011


O Parque Natural do Faial é o primeiro ‘Destino de Excelência da Europa’ em Portugal, anunciou esta tarde, na Horta, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar.

O prémio EDEN (European Destinations of Excellence) é uma iniciativa da Comissão Europeia que designa anualmente os Destinos Europeus de Excelência com o objetivo de fomentar modelos de desenvolvimento sustentável.

Para Álamo Meneses, esta distinção, atribuída por um júri da Comissão Europeia, coloca o Parque Natural do Faial “entre os destinos mais prestigiados de toda a Europa para aquilo que é o turismo de natureza e as atividades de ar livre”.

Segundo afirmou, o galardão tem “uma importância extremamente grande” para a promoção dos Açores em geral e do Faial em particular, já que “vem ressaltar, de alguma maneira, a qualidade do trabalho que tem vindo a ser feito na criação e na estruturação do Parque Natural do Faial.

Em sínteses, este prémio europeu “junta a qualidade intrínseca do território à boa gestão desse mesmo território”, declarou Álamo Meneses aos jornalistas no início da visita que efetuou esta tarde a áreas marinhas daquele parque natural.

Conforme explicou Álamo Meneses, a atribuição do galardão confere também ao parque natural – e, de certa forma, à própria ilha – o direito de utilizar nos seus materiais de promoção um símbolo que é simultaneamente “um símbolo de prestígio e uma garantia de qualidade”.

A promoção que está a ser feita a nível europeu, designadamente em vários meios de comunicação social, como é o caso da Euronews, faz com que este símbolo “seja conhecido a nível europeu e visto como uma garantia de qualidade”, sublinhou ainda o governante.

Para o Governo dos Açores, o sucesso da candidatura faialense – uma das sete apresentadas por Portugal à Comissão Europeia – deveu-se ao facto de no Parque Natural do Faial estarem integrados cinco centros de visitantes (Casa do Parque, Fábrica da Baleia, Jardim Botânico, Casa do Cantoneiro e Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos), sendo que todos resultaram de recuperações de edifícios antigos.

A inclusão de estações interpretativas, a recuperação de sete trilhos pedestres e a existência de vários parceiros de animação turística e de hotelaria foram outros dos “argumentos” que terão influenciado a decisão do júri europeu a favor do Parque Natural do Faial.

Autor: GaCS/FG

Numero de Visitantes
  1137256  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE