Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 
Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge

  

A Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge tem uma área total de 98 114,17 hectares, correspondendo a todo o espaço terrestre da ilha de São Jorge e a uma área marinha envolvente, cujo limite exterior dista 3 milhas da linha de costa.

A ilha de São Jorge apresenta uma extensa linha de costa, em resultado da sua configuração alongada, e tem uma estrutura montanhosa devido, sobretudo, às arribas escarpadas, principalmente na costa norte, o que torna a paisagem mais abrupta. A par dos vales encaixados existem outros que nem chegam a atingir o nível do mar, ficando suspensos no alto da arriba e dando origem a magníficas cascatas. Na orla costeira surgem, pontualmente, superfícies planas, designadas de fajãs (fajãs de talude e fajãs lávicas) que constituem uma característica diferenciadora da ilha, pela relação equilibrada entre o Homem e a natureza e pelas vivências únicas, paisagens e biodiversidade. Os costumes associados às fajãs, singulares nos Açores, foram sendo consolidados ao longo dos anos, resultando numa especificidade cultural que se mantém até aos dias de hoje.

Zonamento da Reserva da Biosfera



Ecossistemas
A situação atual é a de uma paisagem fortemente humanizada, mas retendo ainda zonas de habitat pouco intervencionados, particularmente nas zonas de altitude e nas zonas baixas, mas de difícil acesso, como as arribas e ilhéus.

Na zona alta ocorre uma diversidade de comunidades húmidas que são vitais para o equilíbrio hídrico da ilha e, ainda, bolsas de habitat naturais de elevada importância ecológica, bem como sistemas mistos de uso que contemplam uma importante integração com os sistemas naturais. Em termos de formações naturais dominam Bosques de cedro, Florestas de Ilex azorica (azevinho) e Erica azorica (urze).

No que respeita às arribas e à zona costeira da ilha, estas têm também preservadas bolsas de vegetação natural, contendo espécies endémicas, algumas com alto valor de conservação.

De grande importância ecológica são as Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres, onde os sistemas lagunares presentes constituem exemplos únicos ou raros nos Açores e na região biogeográfica da Macaronésia.

Espécies
Ao nível da biodiversidade, São Jorge é uma ilha bastante rica, albergando um número considerável de endemismos de flora e fauna regionais, divididos por vários grupos de organismos, nomeadamente mamíferos (1), aves (9), moluscos (25), artrópodes (86), plantas vasculares (56) e briófitos (3), sendo que grande parte destas espécies possui estatuto de conservação.

Destacam-se as espécies endémicas de São Jorge, nomeadamente cigarrinha–das-árvores (Cixius azopifajo azojo), a aranha Acorigone zebraneus, aranha-caçadora-de-são-jorge (Cheiracanthium jorgense), pseudoescorpião-cavernícola (Pseudoblothrus oromii), traça (Hadena azorica) e os carochos-cavernícolas Trechus isabelae e Trechus jorgensis, que constituem um valioso património natural.

Em 2013, foi redescoberta uma espécie rara de orquídea, a Platanthera azorica, cuja população está confinada ao Pico da Esperança (ponto mais alto de São Jorge com 1053 metros), na cordilheira central da ilha.

A posição da ilha no meio do oceano e as características das suas zonas costeiras conferem-lhe um papel importante como ponto de repouso e alimentação de várias espécies de aves migradoras aquáticas e marinhas.

A posição da ilha no meio do oceano e as características das suas zonas costeiras conferem-lhe um papel importante como ponto de repouso e alimentação de várias espécies de aves migradoras aquáticas e marinhas.

Processo de Candidatura
Consulte abaixo os documentos constituintes da candidatura das Fajãs de São Jorge a Reserva da Biosfera:

> Fajãs de São Jorge - Candidatura a Reserva da Biosfera - PT
> Biosphere Reserve Nomination Form - EN

> Fajãs de São Jorge - Candidatura a Reserva da Biosfera_Anexos - PT
> Biosphere Reserve Nomination Form_Annex - EN

Plano de Ação da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge
De acordo com o artigo 52.º do Decreto Legislativo Regional n.º 15/2012/A, de 2 de abril, cada Reserva da Biosfera é dotada de um plano de ação, aprovado por portaria do membro do Governo Regional competente em matéria de ambiente, do qual devem constar as ações a desenvolver e um programa de educação ambiental específico, bem como as ações de promoção interna e externa necessárias para a realização dos objetivos fixados para as reservas da biosfera no âmbito do Programa MAB da UNESCO.

Em 2020,  foram aprovados por portaria o Plano de Ação da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge e o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável das Fajãs, que desenvolvem abordagens socioeconómicas que, aliando conhecimentos científicos e estratégias de governança, pretendem reduzir a perda de biodiversidade e melhorar os níveis de subsistência das populações nas áreas integradas nas respetivas Reservas da Biosfera, favorecendo as condições socais, económicas e culturais essenciais à viabilidade do desenvolvimento sustentável desses territórios, no âmbito do Programa MAB da UNESCO e da marca Biosfera Açores.

Consulte abaixo a Portaria que aprovou o Plano de Ação da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge e o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável das Fajãs:

> Fajãs de São Jorge - Plano de Ação da Reserva da Biosfera e Programa Integrado - PT


Numero de Visitantes
  1127174  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE