Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Reserva da Biosfera da Graciosa



 Moinho de Vento da Graciosa Furna do Enxofre Burra de Milho da Graciosa

A ilha Graciosa faz parte integrante do Grupo Central dos Açores e, com apenas 60,7 km2 de área e 38,9 quilómetros de linha de costa, é a segunda menor ilha do arquipélago (a seguir ao Corvo) e a de altitudes mais baixas, atingindo a sua cota máxima aos 405 metros.

A ilha é alongada segundo uma orientação noroeste-sudeste, dadas as condicionantes geotectónicas associadas à sua formação, estando localizada no extremo ocidental do Rife da Terceira. Este constitui uma importante estrutura tectónica dos Açores, que se desenvolve pelas ilhas Graciosa, Terceira e São Miguel, bem como pelas zonas marinhas intermédias, incluindo o vulcão submarino do Banco D. João de Castro. Com um comprimento máximo de 12,6 quilómetros e largura máxima de 7 quilómetros, a Graciosa dista 56,8 quilómetros da Ponta da Serreta, na ilha Terceira e 36,5 quilómetros da Fajã do João Dias, na ilha de São Jorge.

Zonamento da Reserva da Biosfera

Ecossistemas
A orla costeira da ilha Graciosa apresenta um acentuado recorte que dá lugar à formação de interessantes baías. É predominantemente rochosa, com pequenas áreas arenosas. Apresenta também ilhéus a curta distância com elevada importância paisagística e natural, por constituírem importantes habitat de nidificação para aves marinhas. Servem também de áreas de descanso/passagem de aves migratórias. Destaca-se nesse papel o Ilhéu da Praia que é um dos maiores e com maior diversidade de aves nidificantes dos Açores.

A Graciosa apresenta um diversificado património vulcanológico que inclui cavidades vulcânicas, grutas lávicas e algares e uma marcada geodiversidade paisagística. É de salientar a Caldeira, a sudeste da ilha, que constitui uma das mais interessantes curiosidades geológicas dos Açores, tendo clima fresco e sendo a zona mais húmida e abrigada da ilha. As vertentes interiores de declive muito pronunciado encontram-se revestidas de mata e no seu rebordo superior encontra-se o ponto mais alto da ilha, com cerca de 400 metros. A Caldeira da Graciosa está incluída no Monumento Natural da Caldeira Graciosa que se integra na Rede de Áreas Protegidas dos Açores. Esta área protegida inclui a maior área florestal da ilha e no interior da Caldeira encontra-se a Furna do Enxofre, uma cavidade vulcânica que se situa entre aquelas onde as necessidades de proteção, preservação e de partilha dos valores biológicos, estéticos, científicos e culturais mais se fazem sentir.

Na sua paisagem rural são notáveis as extensas áreas de currais cultivados de vinha, principalmente a norte da ilha, pela regularidade das reduzidas parcelas delimitadas por muretes de pedra negra solta sobre “biscoito” (lava solidificada). Entre Santa Cruz, Guadalupe e Vitória destaca-se uma ampla plataforma, que ocupa cerca de um terço da superfície da ilha, onde existe uma forte presença de áreas agrícolas e de pastagens, com exceção dos matos densos que revestem os cones vulcânicos.

Espécies
A este nível, a ilha Graciosa apresenta uma riqueza significativa de flora terrestre endémica, contando com 60 endemismos, dos quais 40 são dos Açores e 20 da Macaronésia. A fauna invertebrada conta com 33 artrópodes terrestres endémicos dos Açores e 13 endémicos da Macaronésia.

Estão também registados 15 endemismos açorianos para os moluscos terrestres e dois endemismos macaronésicos. Em termos de avifauna, estão registadas nove subespécies endémicas dos Açores e uma subespécie endémica da Macaronésia, nidificantes na ilha. A Reserva da Biosfera proposta apresenta áreas de importância internacional por nidificarem espécies raras e sensíveis de aves, muitas delas incluídas no Anexo I da Diretiva Aves da União Europeia. Salienta-se ainda a presença de duas espécies de morcegos, uma endémica dos Açores e outra endémica da Macaronésia.

Processo de Candidatura
Consulte abaixo os documentos constituintes da candidatura da ilha Graciosa a Reserva da Biosfera:

> Ilha Graciosa - Candidatura a Reserva da Biosfera - PT
> Biosphere Reserve Nomination Form - EN

Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Graciosa

De acordo com o artigo 52.º do Decreto Legislativo Regional n.º 15/2012/A, de 2 de abril, cada Reserva da Biosfera é dotada de um plano de ação, aprovado por portaria do membro do Governo Regional competente em matéria de ambiente, do qual devem constar as ações a desenvolver e um programa de educação ambiental específico, bem como as ações de promoção interna e externa necessárias para a realização dos objetivos fixados para as reservas da biosfera no âmbito do Programa MAB da UNESCO.

Em 2020, foi aprovado por portaria o Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Graciosa que desenvolve abordagens socioeconómicas que, aliando conhecimentos científicos e estratégias de governança, pretendem reduzir a perda de biodiversidade e melhorar os níveis de subsistência das populações nas áreas integradas nas respetivas Reservas da Biosfera, favorecendo as condições socais, económicas e culturais essenciais à viabilidade do desenvolvimento sustentável desses territórios, no âmbito do Programa MAB da UNESCO e da marca Biosfera Açores.

Consulte abaixo a Portaria que aprovou o Plano de Ação da Reserva da Biosfera da Graciosa:

Ilha Graciosa - Plano de Ação da Reserva da Biosfera - PT


Numero de Visitantes
  1137142  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE