Áreas Protegidas  |  Rede Natura 2000  |  Património UNESCO  |  Reservas Biosfera  |  Geoparque Açores  |  RAMSAR  |  Envolvimento Internacional  |  Espécies e Habitats



Destaques
 
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Corvo | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha das Flores | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha de São Jorge | Discussão Pública
 Mais »
Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha Graciosa | Discussão Pública
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Alonso Miguel anuncia Plano de Ação para...
Guias Certificados
Governo Regional apresenta Projeto de Re...
Alonso Miguel inaugura obras de recupera...
 

Programa Eco-Escolas


        

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O Programa pode ser adotado por qualquer escola, que se inscreva e que siga a sua metodologia.
A metodologia é inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Uma escola é reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas quando demonstra ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de ação, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código); concretizando pelo menos 2/3 do plano de ação proposto pela própria escola, que deve incluir atividades no âmbito dos três temas-base (Água, Resíduos e Energia) e de pelo menos mais um tema do ano (em 2018/19 é "Comunidades Sustentáveis" e/ou "Espaços Exteriores").

O Programa fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.
Desenvolve ainda um diversificado conjunto de iniciativas para a rede Eco-Escolas (Litter less Campaign; World Days of Action; Geração Depositrão; Lubi BD; Eco-repórter de energia; Hortas Bio; desafios Valorfito... etc.) às quais apenas as escolas inscritas poderão aderir.

O apoio, formação, acompanhamento, monitorização e avaliação do Programa Eco-Escolas são realizados pela ABAE com o apoio da Comissão Nacional Eco-Escolas e dos municípios onde se localizam as escolas.
A representar o Governo dos Açores na Comissão Nacional está a Direção Regional do Ambiente,  que assume a coordenação regional do programa desde 1999.

Os municípios são importantes parceiros das escolas, sendo responsáveis por apoiar financeiramente a inscrição das escolas localizadas no seu território.

As Eco-Escolas galardoadas na Região exibem ao longo do ano a sua Bandeira Verde, o prémio pelo mérito do seu trabalho a nível das suas boas práticas de sustentabilidade ambiental.


Nos Açores:

A Direção Regional do Ambiente promove regionalmente o programa Eco-Escolas desde 1999/2000. O  número de inscrições tem-se mantido à volta das 70 escolas, nos últimos anos. Das escolas públicas existentes nos Açores, cerca de 30% inscrevem-se no programa Eco-Escolas, sendo que a média nacional é de 14%.
 

A percentagem de sucesso das escolas inscritas nos Açores é de cerca de 81%, ou seja, 19% das escolas não atingiram o galardão.

Qualquer escola da Região pode  aderir ao programa ao longo do ano letivo, embora deva ser realizada preferencialmente até ao final de novembro para que as escolas possam participar nos diversos projetos e concursos propostos anualmente.
A inscrição deve ser realizada na plataforma online da ABAE (www.abae.pt).
 

Se desejar apoio na inscrição da sua escola ou colocar qualquer questão sobre a implementação do Programa Eco-Escolas, contacte a Direção Regional do Ambiente, através de  [email protected].

Conheça o site nacional aqui
Conheça o site europeu aqui (em inglês)


Numero de Visitantes
  1129872  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 
 
 
 



 

HOMEQUEM SOMOSPROJETOS E AÇÕESCAMPANHASLEGISLAÇÃOLINKSCONTACTOSFORMULÁRIOS ONLINEDESTAQUESGUIAS CERTIFICADOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE