A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) publicou, pelo segundo ano consecutivo, o Relatório de avaliação da qualidade dos serviços de águas e resíduos dos Açores (RAQSARA).
Tendo por referência o ano de 2018, os resultados obtidos na aplicação do sistema de indicadores de desempenho, preconizado pela ERSARA, permitem aferir uma avaliação globalmente positiva da qualidade do serviço prestado pelo conjunto das entidades reguladas que reportaram dados e que e traduziu nos seguintes valores, ao nível das respetivas atividades:
• 52 % de avaliações boas e medianas no serviço de abastecimento público de água, contra 25 % de avaliações insatisfatórias e 23 % sem avaliação, por falta de dados;
• 35 % de avaliações boas e medianas no serviço de saneamento de águas residuais urbanas, contra 23 % de avaliações insatisfatórias e 42 % sem avaliação, por falta de dados;
• 53 % de avaliações boas e medianas na gestão de resíduos em baixa, contra 40% de avaliações insatisfatórias e 7 % sem avaliação, por falta de dados;
• 69 % de avaliações boas e medianas na gestão de resíduos em alta, contra 29% de avaliações insatisfatórias e 2 % sem avaliação, por falta de dados.
No âmbito das suas competências regulatórias, incumbe à ERSARA, proceder à regulação da qualidade dos serviços prestados aos utilizadores pelas entidades reguladas, avaliando o desempenho das mesmas, através da recolha de informações que permitam elaborar e publicitar sínteses comparativas e promover a melhoria dos níveis de serviço.
O RAQSARA 2019 pode ser consultado aqui.