Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
Relatório anual da ERSARA atesta elevado...
Relatório anual do controlo da qualidade...
ERSARA preconiza modelo normalizado de c...
Recomendação n.º 02/2019 - Modelo de con...
 

Horta 14-12-2017

 ERSARA publica guia informativo sobre Legionella


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA) publicou online, um guia que visa informar sobre os riscos da presença da bactéria Legionella spp, em sistemas de abastecimento água.

Apesar de todas as ocorrências identificadas, até à data nos Açores, não terem sido graves nem associadas a sistemas públicos de abastecimento de água, a ERSARA considerou pertinente esclarecer a população sobre o risco de exposição a este tipo de bactéria, associado sobretudo à ineficiência da manutenção de redes prediais.

A ERSARA ressalva que, à luz do conhecimento e evidências atuais, a ingestão de água, com a presença desta bactéria, não apresenta qualquer risco para a saúde, sendo a mesma imediatamente eliminada pelo organismo. Apenas a inalação de gotículas de vapor de água contaminada poderá provocar uma Infeção. Assim, as pessoas não devem ter receio de beber ou cozinhar com água da torneira.

No entanto, importa informar sobre alguns cuidados a observar, por forma a prevenir o risco de Legionella, nomeadamente através de uma correta manutenção da rede predial de abastecimento de água e de reservatórios particulares.

O guia informativo sobre Legionella encontra-se disponível aqui.

Autor: ERSARA

Numero de Visitantes
  506242  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE