Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  VI Seminário Técnico  |  Conselho de Parceiros



Destaques
 
Newsletter da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores - N.º 2 | dezembro 2023
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Despacho n.º 461/2024 de 19 de março de ...
Despacho n.º 460/2024 de 19 de março de ...
ERSARA publica o 2º número da sua newsle...
Newsletter n.º 2 / dezembro 2023
 

Horta 30-09-2016

ERSARA divulga RACQACH 2016


De acordo com o “Relatório anual de controlo da qualidade da água para consumo humano 2016”, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), a qualidade da água da torneira nos Açores, bem como o controlo da mesma, têm vindo a melhorar de forma consistente.

Os dados publicados pela ERSARA indicam que a qualidade da água para consumo humano, medida através do indicador “água segura”, alcançou em 2015 um valor de 99% (98,88%). Um valor superior à média nacional e que permite aferir que a água da torneira nos Açores é de elevada qualidade.

Importa realçar que, em 2015, as 19 entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água dos Açores apresentaram e viram aprovados os seus Planos de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), tendo sido atingido um valor de 99,88% de cumprimento da frequência regulamentar de análises. No que concerne à qualidade da água, verifica-se um valor médio de 99% de cumprimento dos valores paramétricos estabelecidos por lei, o que significa um aumento em relação ao valor médio dos anos anteriores. Assim, em 2015, o indicador “água segura” manteve a tendência de crescimento, atingindo o valor de 99%. De sublinhar que dos 19 concelhos açorianos, 14 apresentaram inclusivamente valores superiores a 99% de “água segura” e 4 atingiram os 100%.

Criada a 1 de Abril de 2010, a ERSARA exerce as funções de autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, através do acompanhamento e monitorização da qualidade da água realizada pelas diversas entidades gestoras, da aprovação dos Planos de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) dos Açores, da realização de ações de auditoria e da supervisão aos laboratórios que prestam serviço às entidades gestoras.

Os dados apresentados indicam a consecução em 2015 de valores mais elevados de qualidade água da torneira nos Açores, o que reflete o trabalho que a ERSARA tem vindo a desempenhar, enquanto autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, em colaboração com as entidades gestoras, designadamente através do apoio à melhoria dos sistemas de tratamento e desinfeção da água, que permitiram dotar os municípios açorianos de equipamentos que assegurem um correto tratamento da água até ao utilizador final.


Numero de Visitantes
  869347  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  





 
 


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSFAQSLINKSCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE