Qualidade Água  |  Qualidade Serviços  |  Tarifários  |  Resíduos  |  QUAR  |  SIADAPRA  |  Programas de Apoio  |  V Seminário Técnico



Destaques
   
Últimos conteúdos
 
IX Encontro Nacional de Gestão de Resídu...
ERSARA promove formação sobre direitos e...
ERSARA e APESB celebram protocolo de col...
Curso "Dimensionamento de Condutas Aduto...
 

Horta 30-08-2012

Operadores de Gestão de Resíduos aumentam resultados em 2011


O Governo dos Açores assinalou hoje os excelentes resultados alcançados pelos operadores de gestão de resíduos no ano de 2011, em especial o aumento significativo nas taxas de materiais expedidos para reciclagem, espelhando o esforço que entidades e cidadãos efetuam diariamente na seleção, depósito e recolha de materiais recicláveis.
Os resíduos de embalagens urbanas recolhidos pelos municípios através de ecopontos e porta-a-porta, como plásticos e metais, papel e vidro, são devidamente separados, enfardados e enviados para reciclagem em centros especializados. Em 2011 nos Açores, com o empenho dos cidadãos e empresas que colaboram nos sistemas de recolha seletiva existente, foi possível reciclar 9183,5 toneladas de resíduos de embalagens, dos quais 81 % são papel/cartão e vidro, e 10% são plástico, de acordo com os dados fornecidos pela Sociedade Ponto Verde, entidade gestora do sistema integrado de gestão de resíduos de embalagens.
Nos primeiros 7 meses de 2012 já haviam sido expedidas para reciclagem 4809,1 toneladas de resíduos de embalagens.
A reciclagem permite a poupança de recursos energéticos, naturais e económicos, sendo um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável do arquipélago, que hoje em dia já constitui uma região exemplo ao nível das boas práticas ambientais.
A otimização da utilização de recursos nos diversos setores de atividade do arquipélago, a garantia do nível de excelência ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos açorianos, são os objetivos a que o Governo da Região se propõe, através do Plano Estratégico para a Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA).
Paralelamente, o empenho nas ações e campanhas de educação e sensibilização ambiental, com a implementação do PRESAA, ambiciona que todos os açorianos tenham incentivos e ferramentas para viverem a sua cidadania ambiental de uma forma ativa, refletindo uma geração com “espírito Verde”.
Para obter mais informação sobre esta temática pode ser consultado o endereço http://residuos.sram.azores.gov.pt/ da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Autor: GaCS/SRAM

Numero de Visitantes
  523814  
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 
  



 


  


 

HOMEMISSÃOEVENTOSLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESRECOMENDAÇÕESCIRCULARESFORMULÁRIOSPERGUNTAS FREQUENTESLINKSCONTACTOS

©2004-2019 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE