Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

Monitorização da Qualidade das Águas Interiores das ilhas de Santa Maria e São Miguel da Região Autónoma dos Açores


Cymbron, R.; Pacheco, D.M.; Gonçalves, V.; Cabral, M.; Cruz, J.V.; Raposeiro, P.; Costa, A.; Marques, H.; Domingos, M.; Nunes, J. (2006).; Coutinho, R.S. (2005) – Monitorização da Qualidade das Águas Interiores das ilhas de Santa Maria e São Miguel da Região Autónoma dos Açores. In: Técnicas e métodos para a gestão sustentável da água na Macaronésia, Islas Canárias, 295-334.


Resumo

O Arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas vulcânicas localizadas no Oceano Atlântico Norte, na região biogeográfica da Macaronésia (que inclui também os arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde), entre os paralelos 36º45' e 39º43' de latitude Norte e os meridianos 24º45' e 31º17' de longitude Oeste. No seu conjunto perfazem uma área de 2 352 km2, com uma orientação marcadamente Noroeste – Sudeste, ao longo de cerca de 600 km de comprimento.

No quadro do estatuto político-administrativo da Região Autónoma dos Açores, o planeamento e gestão dos recursos hídricos materializa-se através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar reportando-se, em concreto, à Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos (DROTRH). Em consequência, as linhas estratégicas e programáticas para a optimização da gestão dos recursos hídricos encontram-se materializadas no Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores (PRA), aprovado em 2003. Este instrumento de planeamento de natureza estratégica e operacional visa concretizar, ao longo de 10 anos, com eficácia e rigor, a protecção e gestão integrada dos recursos hídricos, bem como o cumprimento dos imperativos legais nacionais e comunitários.

A Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho nº 2000/60/CE, de 22 de Dezembro, a denominada Directiva Quadro da Água (DQA), que estabelece um cronograma de implementação para os Estados membros no domínio da política da água. Um dos aspectos inovadores deste diploma foi a introdução do conceito de “estado ecológico” para a avaliação da qualidade ecológica das águas superficiais, exprimindo-o em função do desvio (“desvio ecológico”). Em termos globais, a Directiva visa alcançar, o “bom estado das águas” até 2015.

De modo a atingir os objectivos fixados pela DQA para a caracterização e avaliação do estado ecológico, com base na avaliação dos descritores biológicos, suportados por descritores físico-químicos, o Governo Regional tem em curso um estudo destinado à caracterização ecológica e química das massas de água interiores, bem como detecção das principais/potenciais fontes de contaminação das ilhas de São Miguel e de Santa Maria.

Para análise dos ecossistemas aquáticos foram utilizadas comunidades biológicas como indicadoras da qualidade da água. O uso de índices bióticos traduz de forma simples e precisa a qualidade do ecossistema, permitindo ainda avaliar mais facilmente a sua evolução e os desvios relativamente às condições de referência. Nos Açores, os elementos da macrofauna bentónica e das microalgas dos seus ecossistemas aquáticos caracterizam-se por baixos níveis de diversidade o que dificulta a interpretação dos dados biológicos.

A caracterização ecológica das águas superficiais – ribeiras e lagoas – revelou uma significativa taxa de poluição. Quer nas águas subterrâneas, quer nas águas superficiais, as principais fontes de contaminação estão associadas a um baixo nível de tratamento das águas residuais e, por outro lado, da expressividade da actividade agropecuária. Não obstante, quanto às lagoas podemos afirmar que a situação global é um pouco melhor, pois ainda se conseguem encontrar comunidades com um bom estado ecológico, apesar de algumas lagoas se encontrarem eutróficas.

A monitorização conjunta dos aspectos químicos e ecológicos constitui o primeiro passo para a implementação de um adequado programa de monitorização conforme exigido pela DQA e certamente que contribuirá para um melhor planeamento e gestão dos recursos hídricos que em regiões insulares assume importância acrescida.

Para aceder ao artigo clique aqui

Numero de Visitantes
  3060729  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE