Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2016-2021
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Participação Pública | Questões Signific...
Avaliação do estado dos cursos de água n...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
Avaliação Intercalar do Programa de Medi...
 
Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel - Comparação de resultados entre 2004 e 2008

Pacheco, D.M., Malcata, A., Mendes, S.C., Cruz, J.V., Gaspar, J.L. (2010) - Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel. Ed. Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, 211p.


Resumo

As lagoas da ilha de São Miguel, pela sua importância socioeconómica e ambiental, são exemplos, à escala regional, de um problema de eutrofização das massas hídricas lacustres, que constitui um dos mais significativos problemas da qualidade da água na actualidade e que vem afectando meios aquáticos naturais de todo o planeta.

Com a publicação sobre a Monitorização da Qualidade da Água das Lagoas de São Miguel pretende-se divulgar os resultados obtidos no programa de monitorização da qualidade da água das principais lagoas da ilha de São Miguel, com a finalidade de analisar o estado físico-químico das massas hídricas. Esta obra teve como objectivo dar continuidade e complementar a publicação de 2005, com o mesmo título.

Neste contexto, é efectuada uma análise dos parâmetros amostrados por lagoa, promove-se a comparação dos resultados alcançados entre 2004 e 2008, bem como uma análise global a partir de valores médios dos parâmetros desde o inicio da monitorização em 2001, o que permite acompanhar a evolução do estado trófico das massas de água lagunares abrangidas neste projecto. Consubstancia-se, desta forma a responsabilidade da administração regional em divulgar ao público, em geral, os resultados obtidos nos programas de vigilância e operacional em curso, no espírito de abertura preconizado pela legislação nacional e da União Europeia, conforme a Directiva 2003/4/CE, de 28 de Janeiro de 2003 (Acesso do público às informações sobre o ambiente), e a Directiva 2000/60/CE de 23 de Outubro de 2000 que estabelece um quadro de acção comunitária no domínio da política da água (Directiva Quadro da Água), transposta para o direito nacional pela Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro (Lei da Água) e posteriormente complementado pelo Decreto-Lei n.º 77/2006, de 30 de Março.

Numero de Visitantes
  2575806  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  











 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE