Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2016-2021
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Participação Pública | Questões Signific...
Avaliação do estado dos cursos de água n...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
Avaliação Intercalar do Programa de Medi...
 

Carta de Ocupação do Solo da Região Autónoma dos Açores


Cruz, J.V., Pereira, R., Moreira, A. (2007) - Carta de Ocupação do Solo da Região Autónoma dos Açores. Ed. Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos,56p.

Execução: GEOMETRAL, Técnicas de Medição e Informática, S.A.


Resumo

A Carta de Ocupação do Solo dos Açores (COSAçores) foi elaborada pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, através do projecto “Sinergia e Cooperação na Gestão do Solo da Região Macaronésia” (SUEMAC), no âmbito do programa comunitário INTERREG III-B Açores-Madeira-Canárias, atenta a necessidade de informação actualizada acerca da ocupação do solo da Região.

Para a elaboração da COSAçores foram utilizadas imagens do satélite LANDSAT 7, tendo sido definida, posteriormente, nomenclatura baseada em nove categorias de ocupação do solo: áreas urbanas; áreas industriais; áreas agrícolas; pastagens; áreas florestais; áreas de vegetação natural; incultos; áreas descobertas; e lagoas.

A metodologia adoptada baseou-se na classificação automática das imagens de satélite, que constituiu na categorização de todos os pixels das imagens de acordo com as classes de espaço previamente definidas, tendo-se procedido à verificação da cartografia obtida através de informação auxiliar, seguida da sua correcção e validação.

Salienta-se que a precisão geral obtida para a sua cobertura foi estimada em 80%. Os resultados obtidos assentaram numa análise efectuada ilha a ilha com base nas percentagens de ocupação do solo obtidas.

Segundo este projecto, podemos afirmar que a ocupação do solo da Região Autónoma dos Açores apresenta padrões semelhantes em todas as ilhas do arquipélago, sendo notória a forte presença de áreas agrícolas e de pastagem próximas das zonas costeiras, mas também no interior das ilhas, que por sua vez são ocupadas, essencialmente, por floresta e vegetação natural.

Constata-se, ainda, que mais de metade do território regional é ocupado por um uso agrícola e por pastagem, apresentando valores de cerca de 56%. Por outro lado, a floresta e a vegetação natural ocupam cerca de 35% do território, com 22% e 13%, respectivamente.

.

Clique aqui para aceder ao Relatório.

Numero de Visitantes
  2570347  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 

  











 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2020 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE