Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 
2ª Edição - Atlas da Água nos Açores

Cruz, J.V., Pacheco, D.M, Mendes, S.C., Medeiros, M.C. (2007) – 2ª Edição Atlas da Água nos Açores. Ed. Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Sociedade de Promoção e Gestão Ambiental, S.A., 159p.


Resumo

Na sequência da publicação da 1.ª Edição do “Atlas da Água nos Açores”, surgiu a necessidade de reeditar a obra com o objectivo de pormenorizar os dados representados nos mapas batimétricos. Desta forma, permitiu o desenvolvimento do Capitulo 6. Batimetria das Lagoas com a melhoria da caracterização de variáveis morfométricas, como o comprimento máximo, a largura máxima, a área do plano de água, o volume e as profundidades média e máxima.

A morfometria, conjuntamente com os efeitos da interacção do clima influencia marcadamente os padrões térmicos e de estratificação. Por sua vez, a estratificação das lagoas por temperatura e densidade é o regulador por excelência de quase todos os ciclos físico-químicos e, consequentemente, do metabolismo e produtividade de uma lagoa.

Além disso, a reedição do “Atlas da Água nos Açores” foi elaborado num formato mais acessível ao público em geral, permitindo a sua aquisição em espaço comercial devidamente autorizado para o efeito.

.

Numero de Visitantes
  3060546  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE