Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

01-01-2013

Precipitação Externa de Fósforo na Lagoa das Furnas (São Miguel, Açores), em Estação-Piloto, por aplicação de Hidróxido de Cálcio


A Lagoa das Furnas tem um longo historial de eutrofização em consequência das diversas atividades antrópicas desenvolvidas na sua bacia hidrográfica. A precipitação externa de fósforo com hidróxido de cálcio é uma das possíveis técnicas de restauração de lagos, tendo sido inicialmente testada em laboratório.

Posteriormente, foi concebida e instalada uma estação-piloto na margem da lagoa para este fim. A estação foi otimizada e testada com aplicação desta técnica.

Foram tratados 74 m3 de água da lagoa em operação contínua (74 horas). Obteve-se 98% de remoção de fósforo da água da lagoa.

As lamas produzidas corresponderam a 0,67 % do volume tratado, o que demonstra a eficácia deste método de tratamento para o tratamento da água da lagoa.

Além da eficiência de remoção de fósforo, o método aplicado provoca um aumento do pH (neutralizado com CO2), e um aumento significativo dos sólidos dissolvidos na água tratada.

Concluiu-se que o sistema foi bem delineado, embora tenha sido concebido para níveis de fósforo na água da lagoa muito superiores aos existentes à data do ensaio.

Do projeto resultaram relatórios experimentais e publicação no Congresso 12º Congresso da Água (Clique aqui para aceder)

Responsáveis
Direção Regional do Ambiente / Direção de Serviços de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território
Numero de Visitantes
  3071715  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE