Destaques
 
Alteração do Plano Regional da Água da Região Autónoma dos Açores
 Mais »
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2022-2027
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Discussão Pública do PGRIA 2022-2027
PGRIA 2022-2027
ABACO promove a qualidade e sustentabili...
RERA 2022
 

SUEMAC – Sinergia e Cooperação na Gestão do Solo da Região Macaronésica

O projecto SUEMAC foi desenvolvido pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, no âmbito da iniciativa comunitária INTERREG IIIB 2000-2006 Açores-Madeira-Canárias.

Tendo o SUEMAC como objectivo o desenvolvimento de um modelo de gestão pública do solo na Região Macaronésica, com vista à sustentabilidade dos sistemas ambientais, sociais e económicos, considerou-se indispensável, no caso dos Açores, que o projecto fosse baseado no conhecimento actualizado da ocupação do solo da Região, por forma a facilitar a tomada de decisão ao nível do planeamento e ordenamento territorial. Para tal, elaborou-se a Carta de Ocupação do Solo da Região Autónoma dos Açores, com recurso a imagens de satélite LANDSAT 7. A opção pelas imagens de satélite resultou no facto de permitir uma produção cartográfica mais rápida, serem dados geralmente mais baratos, abrangerem grandes áreas e permitirem a aquisição periódica de dados, enquanto que a usual fotografia aérea iria exigir o planeamento do futuro voo aéreo onde seria recolhida a informação ficando, deste modo, inviabilizados estudos em datas anteriores. A escolha do satélite LANDSAT 7 decorreu do facto das suas imagens serem as mais indicadas para a cartografia de ocupação/uso do solo à escala regional.

Ao longo do projecto SUEMAC foram desenvolvidas diversas acções, designadamente: a produção de carto-imagens (imagens de satélite ortorectificadas) através das imagens de satélite LANDSAT 7; a elaboração da Carta de Ocupação do Solo da Região Autónoma dos Açores; a validação no terreno da Carta de Ocupação do Solo; o desenvolvimento de uma Base de Dados Territorial, em ambiente SIG, com vista ao cruzamento da Carta de Ocupação do Solo com os instrumentos de gestão territorial em vigor na Região; e a promoção e divulgação dos resultados obtidos.

Responsáveis
Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos/ Direcção de Serviços do Ordenamento do Território
Numero de Visitantes
  3060382  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 




 






 


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2024 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE