Destaques
 
Plano de Gestão da Região Hidrográfica Açores 2016-2021
 Mais »
 
Últimos conteúdos
 
Governo Regional investiu 30 milhões de ...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
Monitorização da Qualidade da Água das L...
Relatório do Estado das Ribeiras dos Aço...
 

Santa Cruz da Graciosa 21-06-2016

Rede Hidrometeorológica reforça segurança e está a ser alargada a todas as ilhas dos Açores


O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na inauguração da Estação Meteorológica da Serra das Fontes, na Graciosa, que o Governo dos Açores está a instalar equipamentos hidrometeorológicos automáticos em todas as ilhas, num investimento global de cerca de um milhão de euros que contribui para reforçar a segurança de pessoas e bens.

Luís Neto Viveiros salientou que a nova estação meteorológica da Graciosa está equipada com equipamentos eletrónicos que recolhem e medem variáveis como a precipitação, a temperatura e a humidade do ar, a velocidade e direção do vento, a radiação solar e a insolação e a evaporação.

O titular da pasta do Ambiente frisou que a automatização e teletransmissão de dados online, em tempo real, permitirá o acesso à informação atualizada para fins científicos, profissionais e pessoais.

“Esta informação permite um conhecimento atempado do ciclo hidrológico e uma perceção rigorosa das disponibilidades hídricas, da maior importância, por exemplo, para a agricultura”, sublinhou.

Por outro lado, destacou que “contribui para acautelar e defender pessoas e bens contra fenómenos extremos” que possam resultar na ocorrência de cheias, inundações e movimentos de massas.

Esta informação serve, por exemplo, para os alertas de movimentos de vertentes divulgados pelo CIVISA.

O Governo dos Açores decidiu na atual legislatura reforçar e alargar a todas as ilhas a rede hidrometeorológica, um projeto premiado em 2013 pelo 'Green Project Awards Portugal', que é constituída por estações hidrométricas, udométricas e meteorológicas.

As estações meteorológicas permitem obter dados sobre a intensidade e direção do vento, evaporação, humidade, precipitação, temperatura, nível e temperatura da água da tina, enquanto as estações udométricas registam o valor de precipitação, intensidade e direção do vento.

Por seu lado, as estações hidrométricas, instaladas em cursos de água de regime permanente e em lagoas, permitem obter dados sobre as alturas do nível de água, a partir das quais se afere o caudal.

O alargamento desta rede, através da implementação de mais 40 estações, foi adjudicado ao Consórcio GLOBALEDA/Tecnovia em 2015, estimando-se a sua conclusão para este ano, passando a Região a dispor de 99 estações automáticas, nas nove ilhas do arquipélago.

Autor: GaCS/OG

Numero de Visitantes
  2215977  
Pesquisa
 
 
Zonas
 

Açores
Corvo
Faial
Flores
Graciosa
Pico
Santa Maria
São Jorge
São Miguel
Terceira

 





 





  


 

HOMEPLANEAMENTOGESTÃOLICENCIAMENTOMONITORIZAÇÃOPROJETOSSISTEMAS DE INFORMAÇÃOLEGISLAÇÃOPUBLICAÇÕESCONTACTOS

©2004-2018 Presidência do Governo dos Açores
Todos os Direitos Reservados

Portal do Governo dos Açores
Governo Regional dos Açores  UE